Lição 12º

 

 

 

 

 

 

 

Princípios organizativos. Re-engenharia. Fatores de êxito

.

A consultora McKinsey tem estudado os fatores fundamentais organizativos que diferenciam as empresas de êxitos das demais. Estes princípios ademais se relacionam com a qualidade do serviço e a satisfação do cliente. Este importante estudo identifica os seguintes princípios organizativos:

1. Identificar objetivos estratégicos. As empresas de sucesso têm melhor identificado os objetivos em longo prazo. Uma visão em longo prazo é parte do segredo de muitas empresas de sucesso.

2. Analisar a vantagem competitiva. As empresas de sucesso conhecem melhor sua vantagem competitiva e se concentram nela.

3. Eliminar atividades. Simplificar os processos é fundamental para reduzir custos e para dar um serviço mais rápido.

4. Reduzir departamentos Staff. As estruturas planas reduzem custos e facilitam uma resposta mais rápida ao mercado.

5. Maximizar o contato com clientes e provedores. O incremento dos contatos com os clientes. Pode ser que passe muitas pessoas em contato com os clientes a um consultor de inversões destinado a cada cliente. O contato estreito dos empregados com os clientes favorece a satisfação dos mesmos.

6. Equipes multidisciplinares. O desenvolvimento de atividades complexas pode exigir de vários especialistas. Mas responde mais rápido aos requerimentos dos consumidores quando os especialistas se organizam em equipes de trabalho.

7. Objetivos de rentabilidade para cada processo. As empresas estão trocando sua organização hierárquica e por departamentos a uma centrada nas equipes e nos processos. É preciso fixar objetivos de rentabilidade por processos. Por exemplo, desde que um cliente peça uma hipoteca até que o conceda ou negue, teremos um processo. Trata-se não somente do produto senão do processo de entrega do produto.

8. Dar aos empregados autoridade, informação e meios. Os empregados que estão em contato com os clientes tem que dispor de autoridade, informação e meios para atender-los. Por exemplo, se o empregado que atende dispõe da autoridade, informação e meio para conceder certos empréstimos, não será necessário que o cliente espere a autorização de uma instancia superior.

9. Desenhar os sistemas de remuneração, avaliação e formação em função da satisfação do ciente. A gestão dos empregados deve estar orientada à satisfação do cliente.

.

 
 
     

Lição anterior

 

Lição seguinte