Lição 16º

 

 

 

 

 

 

 

As percepções

.

Para o marketing o que interessa são as percepções. O que está no cérebro dos consumidores. Ainda que uma marca de leite segundo os analistas da associação de consumidores seja de qualidade mediana, se os consumidores pensam que é a melhor, já está justificado pagar mais, dessa posição devemos partir.

A satisfação do cliente não deriva necessariamente das características técnicas do produto. Uma parte do que pensa o consumidor pode proceder das características intrínsecas do produto. Mas a imagem da marca que se encontra no cérebro dos consumidores é um todo organizado que se conforma com percepções subjetivas, algumas das quais tem seu fundamento nas características físicas ou reais dos produtos não tem uma base em propriedades reais do mesmo. Pouquíssimos consumidores diferenciam as cegas um vinho de outro. O importante são as percepções dos clientes. Os consumidores a partir de uns poucos dados formam uma imagem do resultado de um serviço. É precioso gerenciar os distintos elementos que vão a influenciar nas percepções dos clientes.

Devemos identificar os atributos mais significativos que configuram a percepção do consumidor. Por exemplo, alguns gerentes de franquias de restaurantes nos contavam que os clientes consideram um atributo importante que os produtos não sejam congelados. E como os clientes identificavam certos aspectos do produto com os produtos congelados. Assim que eles por economia utilizavam congelados, mas se esforçavam em que não mostrassem essas pistas ou sinais que os consumidores identificam.

As percepções dependem não somente dos atributos físicos fundamentais do produto senão também de atributos psicológicos e sociológicos. Grande parte do comportamento de compra de certo produtos ou serviços se relaciona com aspectos sociais. Por exemplo, utilizamos certo carro porque nos proporciona status.

Um aspecto essencial na percepção é o tempo. Especialmente em certos serviços a percepção determina-se em grande parte dependendo do tempo de espera para obter o serviço.

Outro aspecto fundamental é o risco percebido. Tratamos de reduzir o risco percebido. Um típico comportamento pós-compra é buscar muita informação sobre o carro ou a casa que compramos, para assegurar-nos que não nos equivocamos. Temos medo de equivocar-nos e buscamos continuamente indicadores que nos indique que estamos acertando em nossa seleção de provedores. A informação pós-compra que proporcionamos ao cliente e a segurança que lhe comunicamos são essenciais para diminuir seu risco percebido.

.

 
 
     

Lição anterior

 

Lição seguinte