Lição 20º

 

 

 

 

 

 

 

Melhoria do serviço

.

A fidelização dos clientes requer um esforço continuo de melhora que mantenha uma vantagem competitiva.

O processo de melhora começa pela identificação dos aspectos críticos e dos erros cometidos que diminuem a qualidade. É preciso manter a perspectiva do cliente. Por exemplo, se um televisor em vez de ligar em 2 segundos, liga em 4 mas o cliente nem nota e nem lhe importa, não é um problema de qualidade.

Outro aspecto da melhora da qualidade no serviço bancário é comprometer-se em proporcionar garantias. O trem de alta velocidade AVE (Espanha) é um meio de transporte que tem uma grande credibilidade que se encontra avaliada pela garantia da RENFE (empresa dona do AVE) que se compromete a devolver o valor da passagem quando este se atrasa alguns minutos. Outro exemplo, é a garantia que oferece certos bancos de pagar o valor quando se encontrem erros nas notas das contas.

Nos serviços e especialmente nos serviços bancários a percepção de qualidade por parte dos clientes se vê fortemente influenciada pelos tempos de espera. A redução do tempo de espera e a gestão dos mesmos é um fator fundamental para a melhoria do serviço

Como vemos insistindo os serviços têm um grande componente de interação pessoal. No serviço é tão importante o produto que se entrega como o processo de entrega. É, portanto, essencial a formação e motivação dos empregados e sua orientação para um serviço excelente.

.

 
 
     

Lição anterior

 

Lição seguinte