Lição 33º

 

 

 

 

 

 

 

Recuperação do serviço

.

Em algumas ocasiões no processo de prestação do serviço são produzidos erros. Este é um momento crítico e devemos ter previsto a resposta diante os problemas mais comuns; e diante um serviço mal prestado é preciso:

1. Adaptabilidade. Responder as necessidades precisas do cliente.

2. Espontaneidade. Atuar para agradar antes que lhe peça. Por exemplo, pequenos presentes.

3. Comunicação com o cliente. Comunicar os problemas no serviço e informar-se de possíveis alternativas para compensar o mal serviço.

4. Compensação. Reconhecemos o erro e oferecemos uma compensação suficiente.

O processo de recuperação do serviço deve estar previsto e o empregado tem que dispor da formação, informação, incentivos e procedimentos adequados para que um incidente não suponha a perda do cliente. O processo de prestação do serviço e a formação dos empregados devem conseguir:

• A iniciativa adiantada. O quanto antes se solucione o incidente melhor. O ideal é atuar antes que produza queixa ou reclamação.

• A compensação deve ser suficiente e adequada. Reconhecendo o problema e recompensando pelos erros.

• A informação e a comunicação devem ser precisas, bidirecionais e que se desenvolvam desde a perspectiva e os sentimentos do cliente.

• Diferenciamos clientes rentáveis e não rentáveis. O grande esforço para impedir de perder clientes se desenvolverá com os clientes rentáveis.

Estratégias de retenção

A fidelização de clientes acostuma implicar em por em prática de certas estratégias de retenção de clientes. Tratamos de manter na empresa durante muito tempo os clientes mais restáveis. Algumas das estratégias de retenção e dos instrumentos de fidelização se baseiam em:

1. Benefícios financeiros. Presenteando por exemplo “Milhas grátis”.

2. Diferentes estratégias de personalização dos serviços.

3. A criação e manutenção de relações de dependência ou vinculação a criação de vínculos econômicos, de informação, sentimentais ou emotivos.

.

 
 
     

Lição anterior

 

Lição seguinte