Lição 35º

 

 

 

 

 

 

 

Programas de fidelização

.

Existem múltiplas variantes dos programas de fidelização:

• Temos programas de recompensa baseados em cupões de desconto que nos oferecem reduções de preços em compras futuras.

• Programas baseados em trato preferencial. Como os que facilitam sala VIP para os melhores clientes das linhas aéreas.

• Programas Multisponsor. Mediante ao acordo entre múltiplas companhias. Por exemplo, Travel Club.

• Programas de pontos. Numerosos programas de fidelização se baseiam em acumular pontos que permitem conseguir ou trocar por presentes.

• Programas baseados em condições especiais de compra. Descontos em produtos, acessos preferenciais aos descontos.

• Programas baseados na criação de eventos especiais e vínculos emotivos como os que desenvolvem os fabricantes de motocicletas.

Mediante a vinculação o cliente sente-se ligado à empresa e percebe certo compromisso que o liga à empresa. Um cliente que possui uma hipoteca é um cliente normalmente vinculado com uma entidade financeira. Ao incrementarem-se as relações e o número de produtos financeiros acostuma-se incrementar a vinculação com a entidade.

O desenvolvimento de um plano de fidelização deve incrementar a freqüência de compra e aumentar o potencial de consumo. A retenção de clientes lhe permite incrementar as vendas mediante ações de venda cruzada. Ao cliente que tem certo produto o vendemos outros produtos.

O programa de fidelização de clientes de Cortefiel é um bom exemplo de programa de fidelização que combina um cartão que permite o pagamento fracionado sem juros, descontos especiais, preferência nas liquidações, cupões de desconto para os aniversariantes e uma revista.

O programa de pontos de Telefónica e o programa de pontos de Ibéria são outros bons exemplos de programas de fidelização.

.

 
 
     

Lição anterior

 

Lição seguinte