Lição

 

 

 

 

 

 

 

Fatores fundamentais da fidelidade

.

Temos comentado como a fidelidade dependia de três fatores fundamentais, a satisfação do cliente, as barreiras para mudanças e a percepção e desejo pelas ofertas da concorrência.

E essa satisfação que comentamos como primeiro fator fundamental depende a sua vez da comparação que realiza cada cliente entre as expectativas que tinha antes de consumir e a percepção pós-compra. O consumidor compara o que esperava antes de comer em um restaurante como o que percebe depois de comer no restaurante.

São, portanto, valorações subjetivas relacionadas com o que espera receber antes de ser atendido como que crê depois da compra. Tal como explica a empresa Xérox “a fidelidade dos clientes absolutamente satisfeitos é seis vezes superior a dos somente satisfeitos”.

As barreiras de saída é o segundo aspecto fundamental na retenção de clientes. Pensamos simplesmente no simples que resulta adquirir uma linha telefônica e o complicado que resulta cancelá-la. A fidelidade também depende das barreiras ou custo das trocas. Não se trata de uma fidelidade tão autentica quando o cliente mantém-se conosco pelos altos custos de mudanças.

O terceiro fator fundamental na fidelidade dos clientes é o valor percebido das ofertas da concorrência. O consumidor valoriza distintas opções que lhe ofereçam as empresas concorrentes. Um cliente fidelizado mantém a relação com nossa empresa sem avalizar cada vez que compra todas as possíveis opções que oferece a concorrência. No momento que a concorrência consiga que o cliente fidelizado avalie alternativas, sua satisfação com minha empresa mais o custo de mudança deve ser maior que a avaliação da concorrência para mantê-lo fiel. Se fecho meu bar por férias durante uns dois dias, os clientes seguramente provaram bares da concorrência e ao final das férias avaliarão se mantém-se fieis a meu negócio.

Devemos manter uma vigilância sobre as ofertas da concorrência, analisando seus pontos fortes e fracos. E diferenciar nossa oferta da oferta dos concorrentes. Se nosso produto percebe-se por parte dos consumidores como absolutamente igual ao a concorrência, entraremos em concorrência pelo preço. É importante que o consumidor perceba nosso produto ou serviço como distinto da concorrência senão queremos competir por preço.

Nos serviços bancários a reputação, a imagem da marca e os serviços difíceis de copiar nos permitem diferenciar-nos da concorrência. Uma estratégia típica de diferenciação é agregar serviços adicionais e proporcionar certos serviços melhor que a concorrência.

Isso no que somos melhores que a concorrência, esse esforço marginal que realizamos deve ser ressaltado para que se transforme em uma fonte de vantagem competitiva sustentável. O contador que realizam as declarações de renda aos melhores clientes está fidelizando a clientela com um serviço adicional que aos concorrentes lhe resulta difícil de copiar. Estes clientes fidelizados são menos sensíveis ao preço, podendo-lhes cobrar mais e proporcionar uma melhor margem durante maior tempo.

Tal com explica Francisco Elvira “a chave da fidelização consiste em oferecer mais ao cliente pelo que paga e sobre tudo, que o perceba”.

.

 

 
     

Lição anterior

 

Lição seguinte