Lição 11ª Exemplo 2 (continuação)

 

 

 

 

 

       

Nesta foto a modelo fica lateral em relação à janela e usei um cartão branco para rechear um pouco as sombras.

Aqui também a modelo fica em posição lateral à janela, mas em vez de refletir com um cartão branco, usei um dourado. Podem perceber o tom mais dourado da pele?

Estes são dois modelos de refletores de marca Impact que se usavam para refletir a luz na fotografia. São reversíveis, por isso tem duas opções: branco e prateado, dourado e prateado. Estes refletores são desmontáveis, o qual faz mais fácil sua transportação. Como expliquei anteriormente, podemos usar cartões ou papeis que refletem a luz.

Agora, voltando ao exemplo anterior. Coloquei a pessoa em posição lateral à janela, faço uma foto e acho que a parte em sombras do rosto não é muito escura. Isto acontece porque em geral há luz que retorna nas paredes do ambiente onde estamos e recheia as sombras do rosto (a não ser que seja um ambiente muito grande).

Eu quero uma foto bem dramática, quero que fique preto. O que posso fazer para atingir esta imagem? Bom, tenho que botar alguma coisa preta no lado escuro do rosto do modelo. Em vez de colocar uma superfície que reflete luz, vou botar uma superfície que absorva luz. Pode ser um painel preto, um cartão preto bem grande, um pano preto, etc.

 

A luz da janela vai chegar a esta superfície preta e vai ser absorvida totalmente. Dessa maneira a metade do rosto em sombras vai ficar preta. Quão escura vai ficar o rosto vai depender de quão perto botemos o painel preto do rosto (quanto mais perto estiver, mais luz vai absorver e mais escuras ficarão as sombras) e de quão grande seja esse painel (quanto mais grande for, mais escuras vão ser as sombras).

Aqui a modelo continua em posição lateral à janela, mas usei um pano preto para escurecer mais um pouco o lado que tem sombra.

Estes diferentes métodos para controlar a luz são úteis para retratos e fotografia de moda e de produto. Se estivermos fazendo fotos de paisagens é impossível rechear as sombras. Poderia ser possível rechear algum objeto pequeno dessa paisagem; por exemplo, uma flor, uma estátua, etc., mas nunca a paisagem toda. Tem situações onde a única maneira de controlar a qualidade e quantidade de luz é selecionando a hora do dia para fotografar.