Lição 13ª Lâmpadas alógenas

 

 

 

 

 

   

Este tipo de lâmpadas emite uma intensidade de luz praticamente igual, com uma temperatura cor constante. Tem um elemento alógeno (geralmente iodo/quartzo) incluído com o gás de recheio. Ao desligá-las é melhor deixá-las esfriar sem movê-las para que durem mais tempo. Como acontece com as lâmpadas de tungstênio, as lâmpadas alógenas produzem luz amarela. Tem muitos tipos de lâmpadas e são usadas mesmo para iluminar o interior de uma casa como para a Fotografia.

 

  1. Forma de tubo: Forma de tubo: a temperatura cor é de 3000 / 3400 K, tem uma duração de 100 a 2000 horas, 500 a 10000 watts.

  2. Bulbo: a temperatura cor é de 3200 / 3400 K, e tem uma duração de 15 horas.

Lâmpadas de descarga

Estas lâmpadas geram uma radiação de diferentes longitudes de onda (sempre descontínuo), que vai depender do gás usado, da mescla de gás, da sua pressão e a voltagem conectada.

1. As lâmpadas de mercúrio de alta pressão: região ultravioleta. Tem um queimador de quartzo tubular, onde se produze uma descarga de vapor de mercúrio. Usam-se a 220 V e produz uma luz em tom azul/verde. As lâmpadas mais novas estão corrigidas para produzir uma luz mais branca. São usadas em iluminação de prédios e estradas e na iluminação de jardins. Segundo se diz, nos Estados Unidos vão ser proibidas estas luzes porque o mercúrio é bastante perigoso.

2. Lâmpadas de vapor de sódio: irradiam um amarelo intenso, além do UV. São usadas como iluminação de estradas e, se são cobertas com um filtro âmbar, são usadas como luzes de segurança em laboratórios branco e preto. Voltagem: 220. São bastante difíceis de filtrar.

3. Lâmpadas de xênon de alta pressão: produzem um espectro parecido à luz diurna que permanece igual quase todo o tempo. Há dois tipos: as de arco curto usadas para projetores, e de arco longo usadas nos aeroporto, estádios, aparelhos copiadores. Estas últimas emitem mais luz.

4. Lâmpadas metalógenas: (HMI) foram desenvolvidas principalmente para a televisão em cores. São usadas em refletores e têm uma duração de 600 horas. Precisam de algum tempo, depois de ligadas, para que emitam toda a luz. Produzem muita luz. São usadas na fotografia, pois produzem uma luz neutra e continua. São caras, mas podem ser alquiladas.

5. Tubos fluorescentes: os tubos de vidro são cheios de vapor de mercúrio (baixa pressão). Uma pequena parte é luz visível descontínua, a maior parte é UV. São difíceis de filtrar. É preciso fazer provas de filtros para determinar os filtros corretos para usar, pois geralmente é necessária uma combinação deles. Convém que sejam ligadas 10 minutos antes de fazer as provas e fotos, pois durante os primeiros 10 minutos tornam-se cada vez mais claras e mudam a cor. As marcas de fabricação colocam nos tubos a temperatura cor em graus K. Há diferentes tipos: luz branca, luz diurna, luz cálida, etc. Geralmente são usadas na iluminação de interiores.

Esta é uma lâmpada fluorescente que pode ser usada para fotografia. É balanceada para dar luz branca.

6. Flash eletrônico: é uma lâmpada de descarga de gás (gás nobre xênon) que imita o mais possível a luz do dia. Para evitar a região UV (ultravioleta) são usadas 2 maneiras: a) nos tubos é colocada uma camada de filtração dourada resplandecente (compensação de ouro), b) coloca-se uma campana protetora de vidro pirex (absorve raios UV) sobre o tubo. A temperatura cor do flash é geralmente 5500K, por isso são tão usadas na fotografia. Também emitem muita luz, mas isto vai depender do tipo e modelo do flash.