Lição 4ª

 

 

 

 

 

   

Cores primárias e complementares

As cores primárias da luz são azul, verde e amarelo. Pode aparecer escrito como RGB (red, Green and blue). Mesclando as cores primárias podem ser criadas as outras cores. Por exemplo, mesclando a luz vermelha e a luz azul, criamos luz magenta.

 

Mesclando a mesma quantidade de vermelho, verde e azul criamos a luz branca.

A televisão e os displays dos computadores usam este sistema aditivo para criar a cor.

A luz tem três dimensões básicas:

A longitude de onda que é percebida pelo olho humano como a cor da luz.

A polarização é o ângulo no qual vibra a luz. O olho humano raras vezes a percebe.

A intensidade, que é quão brilhante ou forte é a luz.

As cores primárias subtrativas são ciã (azul esverdeado), magenta e amarela, que são as cores primárias dos pigmentos. O que coisa são os pigmentos? São químicos que absorvem parte da luz.

Vamos ver um exemplo para que possam entender melhor. Se mesclarmos pintura ciã com pintura amarela, criamos pintura verde. A luz azul e a luz vermelha são absorvidas pelos pigmentos e somente se reflete a luz verde. Por isso, nós somente vemos pintura verde.

As cores primárias subtrativas são usadas ao mesclar pinturas nas impressoras. Por isso, os cartuchos de tinta das impressoras são ciã, Magenta, Amarelo e Preto (CMYK: cyan, magenta, yellow and black).

Vamos ver mais outro exemplo. Vamos supor que temos uma camiseta que absorve o azul e é iluminada por luz branca (igual quantidade de vermelho, verde e azul). A camiseta somente vai refletir vermelho e verde que formam o amarelo. Assim ao olharmos a peça, vamos ver a cor amarela.

As cores complementares são 2 cores que ao serem unidas produzem luz branca. Por exemplo, ao mesclar luz azul com luz amarela (vermelho e verde) criamos luz branca. Os três pares de cores complementares são azul e amarelo, verde e magenta, e vermelho e ciã.

Quando duas cores complementares são usadas uma ao lado de outra numa imagem produzem um alto contraste e as cores parecem mais brilhantes e saturadas. Se, pelo contrário, são usadas duas cores que estão consecutivas no espectro de cores, como verde e o azul, a imagem tem menos contraste.

Nas duas fotos embaixo podem ver, exemplo 1. Na primeira foto foram usadas duas cores complementares: azul e amarelo. Na segunda foto foram usados o verde e o azul.