Lição 6ª Temperatura cor

 

 

 

 

 

   

As películas cor são fabricadas para atingir um registro real da luz e a cores a 5500K (que é a luz do sol ao meio dia). Estas películas são comumente chamadas películas tipo dia e são ainda hoje as mais usadas pelas pessoas. Então, se usarmos a película tipo dia, com luz de sol ao meio dia, as cores vão ficar como realmente são: branco fica branco, vermelho fica vermelho, etc.

Se usarmos esta película para fazer fotos ao entardecer ou amanhecer, a foto vai ficar mais amarela/laranja porque a luz nesse momento do dia tem uma temperatura cor mais baixa e por isso a luz é mais amarela.

Esta cena é iluminada com luz tungstênio e por isso fica amarela. Foi usado um balanço para luz de dia.

Se usarmos esta mesma película para fazer fotos no interior de uma casa onde tem luz de lâmpadas de tungstênio (lâmpadas elétricas comuns), a foto vai ficar com um tom amarelo porque a luz é amarela.

Há também películas profissionais de tungstênio que são balançadas para registrar as cores como são realmente quando fazemos fotos com luz de tungstênio (3200K). Por isso, se fizermos a foto dentro de uma casa iluminada com luz de tungstênio e usamos esta película, a foto não vai ter um tom amarelo, mas vai ficar como se fosse iluminada com luz branca.

Se usarmos esta película para fazer fotos com luz de sol, como vemos na imagem embaixo, a imagem vai ficar com um tom azul.

Para corrigir a temperatura cor da luz quando usamos película, temos que usar filtros.

Os filtros são acessórios feitos de vidro ou acrílico (também podem ser gelatinas ou emulsões fotográficas, empregadas para corrigir ou mudar a cor no cinema e vídeo), que são colocados em frente da lente ou da fonte de luz para mudar a cor da luz. Há filtros em todas as cores primárias e secundárias (vermelho, verde, azul, ciã, magenta, e amarelo).

Aqui vemos dois tipos de filtros diferentes. O filtro da direita se enrosca na lente. Os filtros da esquerda também são usados em frente da lente, mas precisamos um sistema “filter holder” para segurá-lo.

Como saber o que cor de filtro pode ser usada? Para tirar uma cor, temos que acrescentar sua cor complementar. Voltamos ao exemplo anterior. Se fizermos uma foto dentro de uma casa iluminada com luz de tungstênio, a foto vai ficar com um tom amarelo. A cor complementar do amarelo é o azul. Por isso, para tirar o tom amarelo da foto, temos que usar um filtro azul.

Se fizermos fotos com luz fluorescente, a imagem em geral (isto vai depender da fonte de luz fluorescente usada) vai ter um tom verde. Para tirar o verde, temos que usar um filtro magenta (a cor magenta é a cor complementar do verde).

Esta foto também foi iluminada com luz de tungstênio (como a anterior), mas a cor foi corrigida para que se percebesse a cor branca.

Os filtros também podem ser usados para mudar leve ou drasticamente a cor da luz. Vamos supor que estamos fazendo uma foto ao meio dia e onde a luz é neutra, e queremos dar um tom mais cálido à foto toda (para que fique parecido à luz do entardecer ou amanhecer). Podemos usar filtro amarelo (âmbar) suave que vai fazer com que a foto fique mais laranja e assim atingimos um efeito de luz mais parecido ao entardecer ou amanhecer.

Esta foto foi feita em um estúdio com flashes. Para dar um tom mais cálido à pele, usei filtros laranja suave nas luzes.

Se olharem as luzes que iluminam o cenário em um recital, e inclusive às vezes em um teatro, vamos ver que as luzes têm gelatinas ou acrílicos para mudar a cor da luz para verde, vermelho, etc. desta maneira é que podemos mudar a cor da luz e fazer a iluminação mais interessante.

Hoje em dia tudo é mais fácil, pois as câmeras digitais corrigem ou mudam a cor da luz. Todas as câmeras DSRL e a maioria das compactas têm uma função que se chama Balanço de Brancos ou White Balance. Esta função vai permitir mudar a cor da luz para atingir o resultado desejado.

Aqui aparece o menu de balanço de brancos da câmera Nikon D90. Podem ver algumas das opções que oferece.

Esta é uma câmera compacta Lumix de Panasonic. A primeira foto mostra o menu onde encontramos a função de balanço de brancos. A segunda montra as opções de Balanço de Brancos. A última opção é o balanço personalizado.

A função Balanço de Brancos geralmente aparece no Menu. A quantidade e os tipos de opções de Balanços oferecidos pela câmera vão depender do modelo e tipo de câmera. As opções mais comuns são: automático, luz dia (5500K), tungstênio ou incandescente (3200K), tubo fluorescente (às vezes tem 2 ou 3 opções para diferentes tipos de tubos), flash, sombra, dia nublado, e balanço personalizado (não todas as câmeras compactas têm esta opção).