Lição 8ª Propriedades da luz

 

 

 

 

 

   

Absorção, reflexão e transmissão

Quando a luz chega a um objeto, diferentes coisas podem acontecer: a luz pode ser absorvida, pode ser refletida ou pode ser transmitida através do objeto. Em geral, acontece uma combinação destas coisas.

Vamos explicar este conceito com exemplos. Uma calça vermelha, por exemplo, vai absorver o verde e o azul, e vai refletir a cor vermelha. Por isso vemos o objeto vermelho. Em teoria, um objeto branco reflete toda a luz e um objeto preto absorve toda a luz.

 

Neste curso não vamos falar em detalhes específicos da física da luz, mas vamos ver como podemos aplicar estas propriedades ou características da luz para melhorar nossas fotografias.

Absorção

Quando a luz chega a uma superfície ou objeto, ele pode absorver toda ou parte dessa luz. Na gráfica embaixo vemos como um objeto negro absorve toda a luz. Na primeira gráfica acima, vimos como a calça vermelha absorvia o verde e o azul. A luz que é absorvida se transforma em calor. É por isso que geralmente se recomenda durante o verão não usar cores escuras, pois elas absorvem a maior parte da luz e a transformam em calor. Por isso sentimos mais calor usando roupa preta do que branca (a roupa branca reflete toda a luz).

Reflexão

A reflexão acontece quando a luz chega a um objeto e rebota ou reflete, em parte ou totalmente, esse objeto. A luz pode ser refletida de maneira especular (direta) ou difusa.

1. Reflexão especular: é produzida quando a luz reflete de uma superfície lisa, por exemplo, um espelho. A luz vai refletir no mesmo ângulo no qual incide/chega a essa superfície. Lei da reflexão.

2. Reflexão difusa: é produzida quando a luz chega a uma superfície ou objeto que tem textura, por exemplo, uma parede com textura.

Uma reflexão difusa vai produzir uma luz mais suave do que uma reflexão direta. Também vai gerar menos contraste na cena, sombras mais claras e uma transição mais suave entre luzes e sombras.

Uma reflexão direta vai produzir uma luz mais intensa, maior contraste e sombras mais escuras e bem definidas.

Como explicamos anteriormente, o branco reflete, teoricamente, toda a luz. Uma superfície com cor vai refletir sua própria cor e vai absorver o resto. Por exemplo, um objeto verde vai refletir o verde e vai absorver o vermelho e o azul.

Transmissão

A transmissão acontece quando a luz atravessa uma superfície ou objeto. Tem três tipos de transmissão: direta, difusa ou seletiva.

1. Transmissão direta: acontece quando a luz atravessa um objeto e não se produzem câmbios na direção ou qualidade dessa luz. Por exemplo, um vidro ou o ar.

2. Transmissão difusa: se produz quando a luz passa através de um objeto transparente ou semitransparente com textura. Por exemplo, um vidro esmerilado. A luz, em vez de ir em uma direção só, é desviada em muitas direções. A luz que é transmitida de maneira difusa vai ser mais suave, vai ter menos contraste, vai ser menos intensa, vai gerar sombras mais claras e uma transição mais suave entre luz e sombra do que a luz direta.

3. Transmissão seletiva: é produzida quando a luz atravessa um objeto colorido. Parte da luz vai ser absorvida e parte vai ser transmitida por esse objeto. No exemplo a seguir a luz branca (vermelho, verde e azul) passa através de uma superfície vermelha. O verde e o azul são absorvidos e somente se transmite o vermelho. Assim, do outro lado da superfície vamos ver luz vermelha.

Os filtros ou gelatinas que mencionamos no capítulo de Temperatura Cor, trabalham por transmissão seletiva. Os filtros coloridos vão deixar passar sua cor (um filtro azul deixa passar luz azul) e vão absorver as outras cores. Um filtro azul deixa passar as longitudes de onda azuis e absorve as longitudes de onda vermelhas e verdes.

Vamos ver alguns exemplos de como usar estas propriedades da luz para melhorar nossas fotografias.