Lição 11ª

 

 

 

 

 

       

Meio dia

Esta foto foi feita precisamente depois da foto 15. Porém, em vez de medir as luzes ou as partes iluminadas pelo sol, medi as sombras. Para que fiz isto? Para ter detalhes nas sombras.

A exposição da foto foi de f/9 a 1/125 com ISO 200. Isto quer dizer que para expor esta foto deixei passar 2 pontos e 2 terços mais de luz: de f/9 a f/11 há 2 terços, de f/11 a f/16 há 1 ponto e de f/16 a f/22 há 1 ponto.

Como podem ver na foto, as partes que na foto 15 ficaram pretas agora têm detalhes. Posso ver a rua, as pessoas caminhando, etc., mas as partes iluminadas pelo sol e o céu perderam quase totalmente todo o detalhe. A foto parece lavada e sem brilho, inclusive as cores não tem saturação.

 

Neste exemplo acho que vocês vão concordar comigo. A foto 15 é bem mais interessante do que a foto 16, pois esta ultima não tem um tipo de iluminação que provoque que a gente fique olhando a foto. Também não tem detalhes interessantes nas sombras como para que valha a pena perder detalhes nas luzes.

Isto, sob nenhum ponto de vista, significa que sempre tem que medir as luzes ou partes iluminadas da cena. Tem situações onde convém medir as partes em sombras para expor as fotos. Porém, será o fotógrafo quem tem que decidir o que quer mostrar e o momento do dia para fazer cada fotografia. Porque cada fotografia é diferente e cada situação de luz é diferente.

Hoje em dia, como quase todas as pessoas usamos câmeras digitais, podemos experimentar diferentes posições para atingir o tipo de foto que estamos buscando. Sempre é preferível fazer várias fotos de uma mesma cena e conseguir o que queremos; e não fazer somente uma que fique mal ou não gostemos dela. Isto também é útil para os que usam película. Sempre é melhor ter uma boa fotografia.