Lição 12ª

 

 

 

 

 

   

Na sombra, ao meio dia com sol

Uma boa maneira de evitar o alto contraste que produz a luz do meio dia é trasladar o sujeito ou objeto para a sombra (sempre que possível). Se estivermos fazendo a foto de uma paisagem, logicamente isto vai ser impossível. A luz é mais suave e difusa na sombra e não gera muito contraste. Por isso, vamos obter uma foto mais suave e não tão dura quanto no meio dia.

A foto 17 foi feita um dia de sol em primavera. Como a luz era bastante intensa e contrastada, decidi trasladar meu modelo para a sombra. Desta maneira consegui uma iluminação mais suave e difusa e com menos contraste. Também foi possível atingir uma iluminação mais compacta no rosto sem sombras embaixo dos olhos, nariz e queixo.

Para fazer esta foto usei um ISO 200 e a exposição foi de f/4.5 a 1/200. Inclusive na sombra tinha suficiente luz como para ter uma boa velocidade e para que a foto não ficasse movida. Eu quis usar um diafragma aberto para atingir pouca profundidade de campo, pois não queria que se percebessem os detalhes de fundo.

A foto 18 é mais outro exemplo de uma foto feita na sombra em um dia de sol. Podem perceber que mesmo havendo muito contraste entre o sujeito e o fundo, o sujeito fica iluminado por uma luz suave que quase não produz sombras. Isto faz com que saliente e se separe do fundo e que seja o primeiro que vemos ao olhar a imagem.