Lição 14ª

 

 

 

 

 

   

Nublado

Quando o dia está nublado há menos contraste na cena. Isto vai permitir capturar detalhes nas luzes e sombras. Na verdade, as nuvens atuam como um grande painel que transmitem parte da luz (ver transmissão difusa, curso 3). Como as sombras vão ser bem suaves ou não vão existir, as imagens vão ser mais planas. Mas tem muitos fotógrafos que preferem fotografar em dias nublados e não com sol.

A cor da luz quando o céu está nublado é um pouco mais azul do que quando tem sol. Para corrigir este leve tom azul podemos usar a função Balanço de Brancos (caso estejamos usando uma câmera digital) ou um filtro âmbar suave como o 81, 81B ou 81D (para películas).

Com o céu parcialmente nublado nós podemos eleger o momento para fotografar: quando sai o sol ou quando as nuvens cobrem o sol. Fazer fotos com estas condições tem uma desvantagem: a luz muda constantemente: às vezes tem sol, às vezes uma nuvem cobre parcialmente o sol, mas deixa passar bastante luz, às vezes uma nuvem cobre o sol e deixa passar pouca luz, etc. Por isso temos que constantemente medir a cena para atingir uma exposição correta.

Quando o céu está muito nublado ou chove, a luz é menos intensa. Isto quer dizer que vamos ter de usar velocidades mais baixas ou diafragmas mais abertos. Para lograr uma grande profundidade de campo usando um diafragma fechado, vamos ter de usar um tripode ou uma sensibilidade mais alta.

Outro tema que temos de considerar com o céu nublado é que as cores se vêm lavadas. Isto significa que há pouca saturação e pouco brilho. Isto às vezes, para atingir um determinado clima, pode ser bom, mas às vezes a foto perde muita força.

Esta foto foi feita às 9.30 AM num dia nublado. Como podem perceber o céu estava completamente coberto de nuvens e não tinha nem um raio de sol.

A exposição foi de f/13 a 1/25 com ISO 200.

Se compararmos esta foto com a foto 9 que foi feita na mesma hora na mesma época do ano, vamos ver claramente as diferenças em Temperatura Cor, contraste e saturação das cores. Também podemos perceber, ao comparar as exposições, como diminui a intensidade da luz quando o céu está nublado. A foto 9 tinha uma exposição de f/16 a 1/100 com ISO 200. Há 2 pontos e 2 terços de diferença em intensidade (ou exposição) entre a foto 22 e a foto 9.