Lição 16ª

 

 

 

 

 

   

Noite

Às noites as condições de luz são totalmente diferentes.

Fazer fotos durante a noite significa aceitar um monte de limitações por causa da falta de luz. Mesmo que fotografemos uma cena iluminada somente com a luz da lua, ou com luzes artificiais, ou com as duas, a intensidade da luz sempre vai ser bem baixa.

Isto significa que vamos ter que usar uma alta sensibilidade ou uma baixa velocidade (quando usamos baixa velocidade temos que usar um tripode para que a foto não fique movida).

Se usarmos alta sensibilidade e fizermos fotos com películas, vamos ter imagens com grão. Como mencionamos no segundo curso, o grão é visualmente agradável e, de fato, muitos fotógrafos usam películas de alta sensibilidade para atingir este efeito.

Mas se fazemos fotos com uma câmera digital e usamos alta sensibilidade, vamos ter ruído na foto (tem câmeras de alta gama que atingem resultados muito bons, sem ruído, mesmo usando alta sensibilidade). O ruído não é uma coisa que queremos para nossas fotos, pois visualmente não se vê bem. De fato, a foto perde muita qualidade quando tem ruído.

Usando um tripode, podemos usar sensibilidades mais baixas, inclusive segundos ou minutos, pois a foto não vai ficar movida.

Como estudamos no segundo curso, cada câmera tem uma diferente velocidade mínima, algumas têm como velocidade mínima 1 segundo (1,1), algumas, 2 segundos, algumas 10 segundos, etc. mas sempre lembrem que nas câmeras DSRL ou SRL têm a função de bulbo que vai permitir manter aberto o obturador a quantidade de tempo que precisarem para expor corretamente a foto.

Embora algumas câmeras compactas tenham esta função, a maioria ainda não a possui. Às vezes elas têm uma função para fazer fotos de noite que pode ser útil em determinadas situações. Mas se quisermos fazer uma foto de noite e tem pouca luz, é provável que a foto fique com esta função e que não possamos expor corretamente esta situação.

Esta foto foi feita às 10:30 PM. Tinha chovido, e por isso o pavimento gera muitos reflexos de luzes.

Como não estava usando tripode, usei ISO 6400 e a exposição foi de f/4 a 1/60. Ao usar uma sensibilidade alta, pude usar uma velocidade que permitisse congelar o movimento dos carros e que a foto não ficou movida.

Porém, ao mesmo tempo, como a sensibilidade é tão alta (lembre que de ISO 200 a ISO 6400 há 5 pontos de diferença e que cada ponto significa o duplo ou a metade) a foto perdeu muita qualidade e apareceu o indesejável ruído. Nas fotos pequenas isto não se percebe muito, mas se ampliamos a foto (fazemos ela mais grande) cada vez vai se perceber mais.