Lição 18ª

 

 

 

 

 

   

Noite

 

Esta foto foi feita às 7.30PM no inverno. Usei uma ISO 200 e a exposição foi /29 a 5 segundos.

Como usei uma ISO baixa de 200 e fiz a foto com um diafragma tão fechado (f/29) tive que usar uma velocidade bem baixa de 5 segundos para que a foto ficasse bem exposta. Logicamente tive que usar um tripode para evitar que a foto ficasse movida.

As linhas vermelhas que aparecem na rua são as luzes dos carros em movimento. Como o tempo de exposição é tão longo, os carros em movimento não chegam a sair na foto e somente aparecem as raias das luzes em movimento. Os carros que não estão em movimento aparecem na foto em foco e nítidos.

Como usei uma sensibilidade baixa, a foto não apresenta ruído. Isto é muito importante na hora de imprimir ou ampliar a foto, pois vai ficar mais nítida e com melhores detalhes.

Nas duas fotos acima, podem ver as diferenças de uma e outra foto sem ruído e outra com ruído.

A foto 28 é uma parte da foto 27 feita com ISO 200. Como podem perceber, não tem ruído. A foto 26, que vimos anteriormente, é uma parte da foto 25 que foi feita com ISO 6400. Esta, como esperado, tem ruído.

Como poderão ver a simples vista, sempre temos que tentar fazer as fotos com a sensibilidade mais baixa (sempre que for possível). Se não houver tripode, podem usar alguma superfície estável para apoiar a máquina: uma mesa, cadeira, etc.

E sempre levem em conta que é melhor ter a foto que não tê-la. Então, se a única opção é fazer a foto com alta sensibilidade, faça.