Lição 3ª

 

 

 

 

 

   

Antes do amanhecer

 

Esta primeira foto foi feita em outono às 7:43 AM. Começava a amanhecer e ainda não se enxergava o sol. Podem ver que a rua ainda é iluminada por luz artificial.

Para fazer a foto usei ISO 1600 e uma exposição de 1/60 a f/11. Decidi usar uma sensibilidade alta para poder tirar a foto com uma velocidade intermédia e para que a foto não ficasse movida, e para usar um diafragma relativamente fechado para atingir uma determinada profundidade de campo. Na verdade, o melhor tivesse sido usar um tripode para atingir uma sensibilidade mais baixa e melhor definição.

Também decidi fazer a foto com esta combinação para obter mais detalhes nos prédios e manter as cores no céu.

Antes do amanhecer, quando o céu começa a se iluminar com a luz do sol, tem muito contraste entre o céu e a terra. Ou seja, o céu é mais iluminado do que tudo que fica na terra. O céu geralmente tem cores cálidas, laranjas, amarelas, vermelhas, cuja intensidade vai depender do momento do dia. Na terra, pelo contrario, tudo se vê cinza.

Como tem tanto contraste, a máquina fotográfica não pode registrar tudo direito. Isto significa que se expormos corretamente o céu, a terra vai sair escura, e se expormos bem a terra, o céu vai sair branco queimado e vai perder, provavelmente, as cores características deste momento do dia.

Se olharmos as duas fotos a seguir, podemos ver exatamente o que é que acontece quando expomos para o céu ou para a terra.

Na primeira foto (foto 2) fiz com a câmera uma medição dos prédios e tirei a foto. Como podem perceber, a paisagem fica bem exposta, mas o céu fica totalmente branco. Perdeu-se essa sensação de amanhecer.

Na segunda foto (foto 3) fiz uma medição do céu e fiz a foto. Neste exemplo o céu apresenta todos seus detalhes e cores do amanhecer, mas os prédios não mostram seus detalhes. Eu posso selecionar qualquer uma destas opções segundo o que eu quiser mostrar ou o feeling que quiser dar à foto.

Também, às vezes posso expor usando uma combinação intermédia entre a primeira e segunda foto (ver foto 1) para atingir detalhes em ambos os lados. Embaixo podem ver as medições das três fotos.

Foto 2: f/5.6 a 1/60

Foto 3: f/16 a 1/60

Foto 1: f/11 a 1/60

Na foto 1 decidi usar uma combinação intermédia para manter as cores do amanhecer e atingir mais um pouco de detalhes nos prédios.

O fotógrafo tem a função de decidir como vai expor a foto para atingir o efeito desejado. Hoje em dia com as câmeras digitais isto fica mais fácil, pois podemos fazer várias fotos com diferentes combinações de exposição (sem pensar em custos) até atingirmos a foto desejada.