Lição 6ª

 

 

 

 

 

   

Amanhecer e enoitecer

Vamos ver 3 fotos diferentes feitas no mesmo dia no anoitecer. Foi usada a mesma modelo; a única transformação foi mudar sua posição com relação ao sol.

Nesta foto a modelo foi colocada de frente ao sol nascente. Podem ver que a foto tem um tom cálido.

Ao ser colocada de frente a cara ficará totalmente iluminada. Mas em geral, encontramos um problema: para o modelo (se estivermos fotografando pessoas, lógico) é bem difícil manter os olhos abertos. O sol bate bem de frente no rosto e muitas vezes eles franzem a testa. Isto não é um problema se estivermos fotografando paisagens ou objetos.

Esta foto foi feita logo depois da anterior (foto 6).

Coloquei a modelo em posição lateral ao sol. Assim, a metade do rosto é iluminado pelo sol e a outra metade tem sombras.

Esta é um tipo de iluminação mais dramática porque gera sombras no rosto. Quanto mais escuras forem essas sombras, mais dramática será a imagem.

A luz de lado ou lateral também é um tipo de iluminação usada para salientar texturas.

A luz também tem um tom cálido.

Esta foto foi feita a contraluz. O que significa isto? Que a pessoa fica de costas para a fonte de luz (neste caso o sol). Ou seja, a luz vem de trás da pessoa.

A idéia deste tipo de iluminação é atingir que a pessoa se separe bem do fundo porque se forma uma espécie de halo de luz ao redor do contorno da pessoa ou objeto.

Neste caso não usei nada para rechear o rosto porque queria que ficasse um pouco escuro. Não queria ver cada detalhe, pois buscava uma sensação.

Mas se não queremos que o rosto fique tão escuro podemos usar algum tipo de material para refletir luz (ver curso 3).

Porém, fazer fotos no entardecer ou amanhecer pode causar alguns problemas. É preciso levar em conta que a luz ainda tem baixa intensidade, o qual significa que talvez seja preciso usar um trípode para atingir uma grande profundidade de campo ou para controlar o movimento. Se não quiserem ou puderem usar trípode, podem usar uma sensibilidade maior.

Também temos que considerar que neste momento do dia a luz muda rapidamente, o qual faz com que tenhamos que estar prontos para fazer a maior quantidade de fotografias possíveis em pouco tempo.

Como a luz muda rapidamente, temos que fazer medições constantemente com o fotômetro para assegurarmos de que a foto fique bem exposta. Não queremos que a maioria das fotos fiquem sobre-expostas ou sub-expostas.

Meu conselho é que se você gosta deste momento do dia para fotografar, pratique bastante e estejam sempre prontos antes desse momento chegar.