Lição 7ª

 

 

 

 

 

   

Manhã e tarde

Ao redor de 1 hora depois do amanhecer a luz muda dramaticamente: aumenta a intensidade da luz, muda a temperatura cor (a luz vai se tornando cada vez mais branca) e aumenta o contraste (sempre que houver sol). Isto também vai mudando à medida que passam as horas: às 9 horas da manhã o contraste e a intensidade da luz não vão ser as mesmas das 11 da manhã. Às 11 AM haverá mais contraste e a luz será mais intensa do que às 9 AM.

A intensidade dessa luz e o contraste que ela gerar também vai variar segundo a estação do ano e a latitude onde estivermos.

Em princípio, quando falamos em luz da manhã, estamos nos referindo à luz que entre 1 hora depois do amanhecer até mais ou menos as 11 da manhã (em verão pode ser um pouco mais cedo: 10.00 am). Quando falamos em luz de tarde, estamos falando da luz que entre as 15.00 PM (esta hora vai variar segundo a estação: em verão seriam 17.00 PM) e até 1 hora antes do entardecer.

Lembrem que a luz de tarde vai ter mais ou menos as mesmas características que a luz de manhã. A diferença é que de tarde à medida que passam as horas, o contraste e a intensidade da luz diminuem. Então, às 18.00 PM vai tem menos contraste e a luz vai ser menos intensa do que às 15.00 PM.

De manhã e de tarde o sol ainda fica baixo no horizonte. Isto também faz possível trasladar e mover o modelo ou objeto para atingirmos diferentes tipos de iluminações (luz de frente, luz lateral ou contraluz).

A luz ainda tem um tom cálido (menor do que no amanhecer) que transmite uma qualidade especial às fotos. Embora o contraste tenha aumentado a máquina fotográfica ainda pode registrar detalhes nas luzes e sombras (não tem tanto contraste quanto no meio dia).

Esta foto foi feita às 9.30 AM. Ao comparar esta foto com as anteriores (1 e 4) podemos ver claramente as diferenças.

A luz ainda continua sendo um pouco cálida e tem uma leve cor laranja. O contraste não é alto demais, assim, a câmera pode registrar detalhes nas luzes e sombras.

Para fazer esta foto usei um ISO 200 e a exposição foi de 1/100 a f/16. Se comparamos esta exposição com a exposição da foto 4 (f/11 a 1/60 com ISO 400) podem ver como em 1 hora aumentou bastante a intensidade da luz.