Lição 9ª

 

 

 

 

 

   

Meio dia

A luz do meio dia refere-se à luz entre 11 de manhã e 3 de tarde aproximadamente. Isto, logicamente, vai variar segundo a latitude e estação do ano.

No meio dia o sol fica no seu ponto mais alto e vai produzir sombras escuras. No caso dos retratos vai gerar sombras embaixo dos olhos, nariz e queixo. É uma luz mais forte e produz um alto contraste. Lembrem que quando houver muito contraste, a câmera não vai poder registrar detalhes nas luzes e sombras; portanto é preciso ter cuidado na hora de tomar uma medição para fazer a foto.

Para controlar as sombras ao fazermos fotos de retratos ou objetos que ficam perto, sempre podemos usar alguma superfície que reflete luz para rechear essas sombras.

Ao meio dia com sol a luz é branca, mas se fazemos fotos com sombra quando houver sol, a foto vai ter um tom azul.

A luz do sol ao meio dia tem muita intensidade, o qual significa que vou poder usar diafragmas fechados e altas velocidades, inclusive usando baixa sensibilidade (ISO 100). Desta maneira podemos congelar o movimento na foto ou atingir uma grande profundidade de campo. De fato, às vezes, quando tem muita luz é difícil atingir pouca profundidade de campo, pois temos de usar um diafragma aberto. Porém, lembre sempre que pode atingir menor profundidade de campo ao aproximarmos do objeto que vamos fotografar, ou ao usarmos uma lente de maior distância focal (Ex.: 200 mm ou mais).

Tem muitos fotógrafos que recomendam não fazer fotos ao meio dia. Eu, particularmente, acho que é um momento incrível para fazer fotos. As fotos têm uma força e um clima especial, as cores ficam bem saturadas, o contraste dá profundidade e textura à foto e, no caso dos retratos, os sujeitos têm um brilho especial nos olhos.

Porém, é preciso levar em conta que a luz do meio dia quando houver sol, é uma luz que temos de conhecer e aprender a controlar para atingirmos bons resultados.

Esta foto foi feita às 13.00 horas no outono. A sensibilidade que usei foi ISO 200 e a exposição foi de f/22 a 1/125.

Se compararmos a exposição com aquela da foto 10 (f/16 a 1/100), podemos ver que a luz é mais intensa; por isso, para esta foto precisei de um diafragma mais fechado e uma velocidade mais alta.

A cor nesta foto também é diferente. Esta imagem tem uma cor neutra (não tem uma cor laranja como as anteriores) pois a luz do meio dia é luz branca.