Introdução

 


 

 

 

 

 

Para começar, o que acham da seguinte história: “imaginemos que cada manhã um banco nos ingressa a suma de $86.400 dólares. Não requer documentos, assinaturas nem garantias e cada dia desinteressadamente lhe ingressa esta mesma quantia que supomos que você necessita para viver. Não acumula saldo do dia anterior nem permite que se transfira, não aceita pagamentos adiados nem depósitos a 30 dias. E quando termina o dia, dá como perdido o saldo a favor de que não tenhas invertido em um bom propósito. O que você faria? Retirar até o ultimo centavo, claro que sim!”.

Esta história eu a li em “Patricia Hashuel” e achei muito acertado para começar com este curso, já que resulta que o tempo é um dos recursos que não se pode guardar ou poupar. Não existe a possibilidade de “acumular tempo”.

Não podemos escolher entre poupar ou gastar o tempo, não existe outra opção mais que gastá-lo, ou melhor, “investir”. Então devemos descobrir a forma de utilizar com maior efetividade.
Durante toda nossa vida, temos algo em comum com o resto das pessoas, sem importar nossa posição social, raça, religião nem nenhuma outra divisão que nos pudesse acontecer. Todos temos em comum 24 horas do dia. Em conseqüência, como manejemos esse lapso de tempo depende única e exclusivamente de cada pessoa.

 Um exercício interessante o propõe o autor K. Gleeson fazendo as seguintes perguntas. Responda você espontâneo e sinceramente:

.       Sente que sempre lhe falta tempo?
.       Sente que você tem muito que fazer?
.       Sente-se agoniado por tudo o que acontece na oficina?
.       Sente que a maior parte do tempo está enterrado em montanhas de papeis?
  .      Você gostaria de ter mais tempo disponível para fazer o que deseja?
.         Trabalha horas extras com freqüência, pelas noites, ou durante o final de semana para colocar em dia os assuntos que não pode fazer durante horas hábeis?
.         Fica tenso pelo que não consegue?
.         Não pode enfocar-se no melhoramento a largo prazo de sua vida e seu trabalho porque está sujeito a uma crise continua ou uma carga excessiva de trabalho?
.        Você se questiona se realmente esta conseguindo o que quer na sua vida e no seu trabalho?  

.        Gostaria obter melhores resultados em relação com o tempo e esforço que investe no seu trabalho?

.        Gostaria descansar ou ir de férias com mais freqüência?

 Gleeson expressa que a maioria das pessoas respondem com um sonoro “sim” quando lhes fazem estas perguntas. Se você também respondesse que “sim” vai levar uma agradável surpresa: estes problemas podem ser solucionados. Podem lograr o mais importante para seu trabalho e para você, e ainda ter tempo livre para seus assuntos pessoais, para sua família e para as demais coisas que queira realizar”

O autor Marc Manzini afirma que ”somos donos de nossa produtividade na mesma medida em que somos donos de nosso tempo e existem uma variedade de técnicas que podem nos ajudar”.

Este curso lhe facilitará conhecer algumas das técnicas e a forma de explicá-las, para que sua vida, como diz Manzini, seja mais produtiva. Aqui se misturam idéias de autores e experiências que o autor obteve no transcurso de muitos anos de trabalho, pelo que se espera que o amigo leitor obtenha um máximo proveito da leitura e prática do presente curso.

Além do mais se incluem lições adicionais sobre o uso e a utilização do Google Calendar, um recurso gratuito que pode ser de grande utilidade para nos organizar melhor, e aproveitar ao máximo nosso “tempo”.

 

 

 

 

 

Programa

 

Lição seguinte