Lição 20 ª

 


 

 

 

 

 

 

 

 

LIÇÃO 20: ECONOMIZANDO TEMPO NA CASA.


Parece o pesadelo de toda dona de casa: restos da comida de ontem na cozinha, roupa jogada no chão, a pia amarelada e gordurenta, o pátio da casa quase coberto por folhas caídas das árvores, manchas de bebida por todo o chão, os espelhos sujos, um monte de roupa suja pendente de lavar, brinquedos esparzidos por toda a casa, etc. Isto sem contar se você tem bichinhos de estimação em sua casa.


Ao observar isto, qualquer pessoa poderia desanimar-se ao instante, mas não se preocupe, a continuação lhe brindaremos alguns conselhos para que possa ordenar tudo com o melhor esforço e a maior rapidez.


A ordem é o principal elemento que nos ajudará nesta árdua atividade
. Quantas vezes temos dito que ordenaremos tudo de uma vez? E quando chega o momento nos da preguiça..., e o deixamos para depois! O fato de postergar esta atividade faz com que cada vez seja maior o trabalho que nos espera quando de verdade nos ponhamos a ordenar tudo na casa.

Nos supermercados podemos encontrar infinidade de depósitos para guardar nossos pertences. Por exemplo, com nossos filhos podemos ter um sistema de depósitos ou cestos de cores para cada um deles, de maneira que cada um tenha suas coisas em forma separada, isto pode se aplicar a roupa, brinquedos, e artigos de uso exclusivo de cada um deles. Desta maneira você iniciará a questão de colocar ordem na casa.


Um lugar para cada coisa é um principio fundamental. Se seus filhos deixam em qualquer lugar da casa jogadas suas mochilas ou carteiras do colégio nos devemos perguntar: temos-lhe outorgado um lugar específico para que guardem as coisas?

Quando NÃO está claro o lugar é difícil a ordem.

Um sistema que pode funcionar-lhe também é o de colocar a roupa suja num cesto ou depósito por separado, de tal forma que se ao final do dia se saberá qual é a indumentária que deve ser lavada. Assim crianças e maiores saberão que qualquer roupa suja devem colocá-la em dito depósito. Posteriormente, e antes de ser levada à lavadora, podem classificar-seas roupas brancas e de cores, e também podem classificar-se dependendo do tipo de tecido, para evitar que se danem o manchem no processo de limpeza.

Pessoalmente, também recomendo separar em distintos depósitos a roupa interior como meias, lenços, e a roupa íntima, para que quando procure esse par de meias, o quando procure um lenço determinado, o encontre logo.

Que fazer com as caixas vazias? Estas constituem um elemento muito importante quando falamos de ordem, pois nos podem ser de utilidade para guardar documentos importantes, livros, revistas, ou recibos acumulados que você deseje guardar por algum motivo. Cada caixa pode ser rotulada dependendo de seu conteúdo, por exemplo, “faturas e recibos”, “revistas”, “livros”, etc. Desta forma você logrará guardar os documentos e ter-los à mão quando os precise no futuro.

Em nossos dias, algo que se tem convertido numa dor de cabeça é o fato de ter tanto CD ou DVD em nossa casa. Se não temos cuidado, no final das contas nos encontraremos com um monte destes artigos e não saberemos o que fazer com eles.

Existem organizadores para guardar nossos CD ou DVD, e podemos classificá-los em “filmes”, “música”, e “dados”. Além disso, é importante lembrar que deve rotular com caneta permanente cada CD ou DVD, de tal maneira que embora não se encontre no estojo original, você seja capaz de reconhecer o conteúdo do mesmo. Pessoalmente prefiro os estojos tipo “agenda”, aonde você pode ver os CD ou DVD sem ter que retirá-los, com o que evita que se estraguem pelo manejo dos mesmos.