Lição 14

 


 

 

 

 

 

 

 

Tomar decisões

.

O líder é uma pessoa que não duvida na hora de tomar decisões.

Sabe quando chegou o momento de tomar uma decisão.

Suas decisões estão meditadas, após um exercício de profunda reflexão.

As maiorias de suas decisões resultam acertadas.

Quando se aborda uma questão (oportunidade, problema, linha de atuação, etc.) o líder pode dispor de mais ou menos tempo para sua análise, dependendo da pressa que exista.

O líder utilizará todo o tempo disponível para se informar, estudar o tema a fundo, recolher opiniões, discutir, analisar alternativas (todas as possíveis) e suas conseqüências previsíveis.

Enquanto que a decisão não esteja tomada, o líder é livre de mudar sua idéia, não se tem que sentir atado por seu primeiro ponto de vista, não tem que ter medo de que trocar de opinião na frente de seus colaboradores possa parecer um sinal de incoerência.

É o momento de análises e se trata de alcançar a decisão mais adequada.

O líder favorecerá dentro de sua equipe um clima participativo que mova as pessoas a defender seus pontos de vista. Durante a fase de deliberação o líder deve favorecer a discussão e aceitar a discrepância.

Um subordinado que diz SIM a tudo o que opina seu chefe é uma pessoa que não aporta nenhum valor à organização.

Mas assim, uma vez tomada a decisão já não temos mais tempo para a discrepância, a equipe deve atuar a partir desse momento todos juntos.

O líder deve se preocupar de dominar os temas que tenha que abordar e não ter que se basear exclusivamente na opinião dos expertos.

Não se trata de que o líder seja um especialista em cada assunto que afete a empresa (isto seria impossível), mas deve ter um conhecimento sólido sobre cada um deles.

Isto permitirá manter um ponto de vista independente, ter critério e poder valorar a opinião dos expertos.

O líder atuará com rapidez: logo que surja um assunto, um problema, o líder se colocará a trabalhar para resolvê-lo com a máxima diligência.

Aos temas devemos abordá-los imediatamente, não podemos deixar que se encostem (um pequeno problema não resolvido a tempo pode terminar se convertendo num assunto delicado).

Esta mesma rapidez lhe exigirá aos seus colaboradores.

O líder sabe que existe um momento em que temos que tomar uma decisão, que esta não deve demorar mais, embora não se disponha de toda a informação que tivéssemos desejado.

O líder sabe tomar decisões em situações de incerteza.

O líder não demora na toma de decisões, mas tão pouco se precipita.

Existem pessoas que preferem tomar decisões rapidamente para evitar a incomodidade que supõe o período de indecisão. O líder, em mudança, prefere utilizar todo o tempo disponível para analisar o tema em profundidade.

Uma qualidade que caracteriza ao líder é sua disposição, quando seja necessário, a tomar decisões impopulares, decisões difíceis, que inclusive possam afetar a pessoas muito próximas.

O líder deve cuidar pelo bem da empresa (esta é sua missão) e antepor esta preocupação a considerações pessoais.

O líder não participa num concurso de publicidade.

No momento em que a decisão está tomada não podemos duvidar, é o momento da ação, de levá-la a pratica, de colocar todo o empenho sair para frente.

A maioria das decisões do líder resultam adequadas.

Uma carreira profissional não se pode construir sobre o fracasso repetido.

No entanto, o líder aceita que as vezes suas decisões resultem equivocadas.

Destes erros o líder tratará de tirar as conclusões pertinentes, analisando o motivo dos mesmos com vistas a evitar que se repitam no futuro.

Por último, enfatizar que o líder não é somente uma pessoa que toma decisões, senão que elege como colaboradores pessoais que também sabem tomá-las.