Lição nº 36

 

       

 

Comer em um restaurante (II)

 

 

Pratos chineses de distintos sabores

Quando pensar em ir a um restaurante chinês tem que selecioná-lo bem porque os restaurantes chineses se especializam na escola gastronômica de diferentes regiões. A arte culinária chinesa tem criado uma grande variedade de pratos com sabores diferentes.

Alguns restaurantes se especializam na escola gastronômica de Guangdong (Cantón), outros na de Sichuan, outros na de Huaiyang, outros na de Shandong... Todas elas dão muita importância à cor, cheiro, sabor de seus guisados, portanto, os pratos típicos de cada escola são muitos distintos.

Os guisados ao estilo de Guangdong (Cantón), por exemplo, têm que ter pouca gordura e ser pouco temperado, tem mais peixes e mariscos, em troca os de Sichuan se destacam por ser picantes e consistentes. Os de estilo Huaiyang tendem a ser doces.

Em geral, a gastronomia chinesa tem distintas características nos quatro pontos cardinais: a doce do Sul, o salgado do Norte, o picante do Oeste e a acidez do Leste. Uma vez que tenhas uma idéia geral da cozinha chinesa já podes escolher os restaurantes que correspondam a teu gosto para ir desfrutar um de seus deliciosos manjares.

Merecem ser degustados, por exemplo, o “pato laqueado” e a “carne de cordeiro” cozida ao instante de Beijing, o “cordeiro inteiro assado” da Mongólia Interior, as “fatias de pulmón homem e mulher” e a “panela picante com fogo” da província de Sichan, o “peixe envinagrado” do Lago do Oeste e a “carne ao estilo do poeta Su Dongpo” da cidade de Hangzhou, a “luta do dragão e o tigre” da província de Guangdong, etc.

 

Vocabulário

 

Caractere chinês de cada dia

mi3 (arroz)