Lição 14ª LUZES E SOMBRAS (1)- O BONÉ.

 

 

 

 

 

   

Até agora temos:

- O uniforme terminado, mas com aparência plana (boneco).

- O rosto terminado com expressão e personalidade.

Está faltando a profundidade da figura. Para isto usaremos luzes e sombras. O contraste entre ambas dará vida à figura. Será mais real.

Em geral, as luzes se conseguem aclarando a cor base com branco, e as sombras escurecendo a cor base com preto. Quando tivermos suficiente experiência, poderemos ver que podemos conseguir as luzes e as sombras com outras cores. De qualquer jeito, tente.

Para nossa figura, para as luzes do uniforme e o boné mesclaremos a cor base (cinza campo alemão 830 com cinza clara 990, e branco 951).

Carregamos o pincel plano do número 2 na mescla.

Antes de depositar a carga no boné ou no uniforme, esfregamos o pincel sobre um kleenex ou papel, para que a maior parte da pintura fique no papel, deixando o pincel quase seco.

Esfregamos agora sobre as áreas mais salientes do chapéu, de um jeito suave, para que se perceba seu relevo de uma cor mais clara do que o fundo (estamos conseguindo dar volume ao chapéu). Repetimos um par de vezes. Se precisar, mescle mais um pouco de branco. O boné mudou o aspecto. Parece mais real.

Esta técnica se chama PINCEL SECO. Ela nos ajuda, mas não devemos usar ela em excesso porque dará um aspecto irreal.