Lição 2ª Materiais a serem usados

 

 

 

 

 

 

   

Começamos.

O processo de construir e pintar figuras começa quando decidimos a figura que queremos pintar.

Quando for escolhida, o primeiro que devemos fazer é situar a figura em um entorno:

Quando e onde combateu. Para isto há uma ampla bibliografia ou uma grande quantidade de sites na Internet que podem nos ajudar a contextualizar o nosso homem.

Isto ajudará a pintar a figura (pois as fotografias que vamos encontrar vão nos indicar os tons da pintura que deverá ser usada, a composição da base onde vamos situar a figura – se for inverno, sobre neve, se for outono, sobre barro ou folhas secas), e os diferentes tons do rosto: se for no deserto, o rosto deve ser pintado como se o soldado tivesse tomando sol na praia durante dias, e se for nas tundras soviéticas, o rosto deve ter um tom esbranquiçado, etc.

Resumindo: ambientar a figura e inserirmos no seu entorno.

Os materiais que vamos usar neste curso são:

- Figura 2112 da marca VERLINDEN. Escala 1/16. (German Officer World War II, East Front).

 

- Pinturas acrílicas da marca Vallejo : 822 (pardo preto), 830 (Verde cinza alemão), 871 (marrom couro), 873 (Terra), 875 (Marrom Bege), 888 (Cinza Oliva), 941 (Sombra Torrada), 953 (Amarelo Mate), 950 (preto), 951 (Branco), 957 (Vermelho Mate), 980 (Verde preto), 990 (Cinza Pálido). Cinza metalizado.

- Pintura acrílica de Tamiya: XF-19 (Cinza céu), x-22 (Clear)

- Óleos Titán : Terra sombra torrada, Ocre amarelo claro, Branco, Verde Oliva.

- Grude de cianocrilato.

- Pinceis planos do número 2 e 8, pincel 10/0, pincel 3/0, pincel do número 1.

- Uma base de madeira.

- Cinta de pintor.

- Papel de lixa (600).

- Spray de imprimação

- Alicates, cortador.

- Limas.

- Massa de vidraceiro TAMIYA PUTTY .

Pode aparecer uma quantidade desmesurada de material. Se este for seu hobby, você vai perceber que este material não é difícil de conseguir, não é muito caro e pode ser usado para todo tipo de figuras.

Há figuras de diferentes materiais e escalas. Tem de plástico injetado, de metal e de resina. As figuras de plástico injetado são mais baratas, embora seu acabado não seja tão bom quanto nas outras. As figuras de resina e metal são caras, mas seu acabado é quase perfeito. As escalas principais são: 1/72 , 1/48, 1/35 (54 mm. A mais universal), 1/16 (120 mm.) e 1/9 (200 mm.).

Nós vamos optar por uma figura de resina de uma escala de 1/16, pois devido a seu tamanho, vai ser mais fácil para seguir neste curso. As figuras de escalas menores serão usadas para fazer figuras individuais ou para integrá-las em dioramas.

A fotografia seguinte mostra as peças das quais está constituída a figura que vamos pintar.