Lição 25 ª A ETIQUETA

 

 

 

 

 

   

A etiqueta vai completar nossa figura. A pintura e o terreno dão vida, personalidade, e situam à figura em um contexto que deve corresponder a ela (não podemos situar nossa figura em um pedestal com areia porque, embora seja possível que ande sobre uma área arenosa, é muito provável que o casaco que usa indique que ele está em uma área onde faz muito frio, no final do outono ou principio do inverno, pois leva o casaco aberto).

A etiqueta vai situar historicamente à figura, e isto é importante! Um precioso e árduo trabalho pode ficar desmerecido se errarmos ao contextualizar ele. Não ficaria bem um quadro de Cristóbal Colón descobrindo América e andando pela praia em quatro por quatro, não é? Por isso:

- Antes de realizar a etiqueta, mesmo antes de começar a pintar a figura, temos que buscar o contexto histórico do personagem.

No nosso caso, temos que situar a figura nos primeiros anos da Segunda Guerra Mundial, pois:

- O uniforme de serviço dos oficiais de junho de 1941 a fevereiro de 1943 tinha um boné de serviço com pala de oficiais M1935, jaqueta de campanha M1935 (com cinco botões e gola verde escura), cinto de couro marrom M1934, calças de oficial e botas altas de couro preto, revólver standard e coldre. Este modelo de uniforme pode ser encontrado facilmente na internet ou em livros especializados no exército alemão da época. Este é o uniforme que leva.

Deve ser na Rússia, pois:

- O oficial leva um fuzil PPSH-41 (russo). A milícia alemã preferia estas armas, e não as alemãs (fuzil metralhadora MP-40), pois em temperaturas gélidas como as russas, eram mais fiáveis.

Deve ser no final do outono ou começos do inverno, pois:

- Não tem outras roupas para se abrigar e leva o casaco aberto (no inverno na Rússia não acho que possa ir tão arejado, pois o frio deve ser insuportável).

Deve ser antes da derrota de Estalingrado (final de 1942, princípios de 1943), pela postura orgulhosa e vencedora da figura, pois a partir desta derrota, o exército alemão começou a bater-se em retirada no frente russo até o fim da guerra.

Assim temos contextualizado o nosso oficial: frente russo, entre junho de 1941 e fevereiro de 1943, outono e antes da derrota de Estalingrado. Então, deve ser outono de 1941, vamos dizer que em outubro.

Nesta data, os alemães atacavam a Rússia em três frentes (Norte, Centro e Sul). Tanto faz qual selecionemos. Vamos escolher Norte.

A partir daqui, busquemos uma unidade que lutasse no Grupo de Exércitos Norte em outono de 1941 na Rússia: uma delas é a Divisão de Infantaria n.1. (pesquise em Google ou em livros especializados).

Normalmente, na caixa que traz a figura já indica algum dado para poder situá-la. Com o tempo, depois de termos feito varias figuras, vamos saber como situá-la nos mesmos.

O resto é fácil:

- Buscamos em Google as páginas que se referem à Divisão de Infantaria 1 alemã e encontramos em uma delas seu escudo. Copiamo-lo.

- Usamos Power Point para criar a etiqueta, que vai ficar como mostramos a seguir:

Depois imprimimos, cortamos e colamos no pedestal (com muita precaução). Está pronta.

Em próximos cursos vamos ver outras formas de fazer etiquetas.

RESUMO: não é preciso saber todas estas coisas, nem brincar de Sherlock Holmes. Porém, pintar uma figura é mais do que somente a pintura. Significa introduzirmos totalmente no seu entorno, estudá-lo. Se não ambientarmos bem a figura, o nosso trabalho pode se estragar. (Lembre do exemplo de Colón).