Em geral, o processo que temos seguido para pintar uma figura foi o seguinte:

O primeiro passo é fazer uma imprimação em cinza ou branco, com aerógrafo ou spray na figura toda. Quando a imprimação secar, pintamos a figura com as cores correspondentes (em um ponto posterior faremos um resumo das cores que correspondem a cada parte da figura).
Pintamos a figura toda, com exceção dos pequenos detalhes que serão pintados no final (fivelas, condecorações, etc.). Esperamos a figura secar.
Para definir as luzes, aclaramos a pintura base com branco e, com um pincel, damos pinceladas de um jeito sutil na figura, fundamentalmente nas partes que sobressaem.
Par fazer as sombras escurecemos a pintura base com preto. Diluímos esta mescla em água e com um pincel aplicamos pintura em todos os buracos da figura e nos contornos das roupas. Assim, estamos pintando as sombras que se produzem em qualquer figura, até em nós mesmos, pelo efeito da luz.
Aplicamos de novo o pincel seco para cobrir as sombras que se saíram um pouco dos buracos.
Finalmente mesclamos pintura marrom escura (por exemplo, marrom chocolate) com preto e diluímos a mescla em água. Com esta mescla aplicamos nas separações entre as prendas.
Desta maneira, damos vida à figura. Convertemos as cores brancas em volume, dando personalidade à figura.