Lição 12º

 

 

 

 

 

 

 

O BETUMADO (1)

.

Uma vez que terminamos o incomodo processo de colar todas as peças (sem que nos perca nenhuma, sem colocar excessiva quantidade de cola, etc.), passamos ao também chato processo de betumado.

Por muito boa que seja a maquete sempre encontraremos que existem partes que não encaixam bem, que se formam pequenas falhas, sobre tudo, nas uniões sobressai um pouco de cola seca e as duas partes coladas ficam a distinta altura.

Tudo isto, embora pareça mentira, tem solução. Para isto utilizamos o betume. Introduzimos este nas falhas e os recheamos: já está.

 

 

 

 

 

O betume que costumo usar é o Putty de Tamiya. O primeiro que devemos fazer é revisar toda a maquete e ver onde estão os possíveis pontos conflituosos. Devemos ter cuidado fundamentalmente com o que está mais a vista: união das duas metades do avião e a das assas com a fuselagem.

Pegamos fita de mascarar. Cortamos pequenos pedaços e os vamos colando (com muito cuidado) justo do lado de que queremos preencher (é um trabalho pesado, já aviso).

Na fotografia seguinte podemos ver como temos deixado para o lado de fora somente a linha na que a asa se une à fuselagem, tapando todo os demais. Cuidado: o betume pode dissolver o plástico.

Deixamos que seque durante um tempo.

 

 

.

 

 
     

Lição anterior

 

Lição seguinte