Lição 17º

 

 

 

 

 

 

 

A CAMUFLAGEM (1)

.

A imprimação tem dado uma cor base. Uma vez comprovado que tudo esta bem vamos sombrear as linhas das placas, da seguinte forma:

- Sobre a cor de imprimação (XF-23) e com cor preta XF-1 vamos marcando todas e cada uma das linhas das placas.

- Voltamos a dar a imprimação com cor base. Verás que a pintura azul celeste vai tapando as linhas escuras, ficando umas sombras onde estavam as linhas pretas. Seguimos agora com a camuflagem.

 

 

 

Temos que lembrar na hora de pintar a camuflagem que a ordem das pinturas deve ser da mais clara a mais escura, dado que sempre a mais escura ficará bem sobre a mais clara, o contrario não sucede e teria que pintar mais vezes para conseguir que se visse a cor.

A camuflagem que utilizava o Stuka (ainda dependia do lugar de operações onde lutava) era fundamentalmente: azul celeste XF-23, verde escuro XF-61 e verde negro XF-27 (referencia de Tamiya). Dado que não há excessiva diferença entre verde escuro e verde negro, o que faremos será clarear com branco XF-2.

Seguindo as instruções do fabricante vamos fazendo as linhas de camuflagem, utilizando fita para mascarar de pintor. Como foi indicado, a segunda cor será o XF-61 (verde escuro clareado com branco).

A cor verde escuro tem tampado as linhas das placas. Como vemos na fotografia seguinte as zonas que terá que ser de verde negro XF-27 voltam a ser pintadas as linhas das placas em preto. Posteriormente a cor verde negro dará o mesmo resultado que conseguimos a principio: somente veremos umas sombras nas linhas das placas. Uma vez pintado a segunda e olhando de novo as instruções do fabricante, iremos marcando as manchas de cor verde negro (XF-27).

Temos que ter cuidado tanto ao fazer as linhas das placas como ao fazer as camuflagens. E teremos que ter uma paciência de santo, isto é muito cansativo.

 

 

.

 
     

Lição anterior

 

Lição seguinte