Lição 20º

 

 

 

 

 

 

 

SIMULANDO PLACAS E ENVERNIZANDO

.

Uma vez pintado o camuflagem devemos fazer duas coisas antes de colar os decalques:

- Desenhar as placas do avião.

- Envernizá-lo.

O sombreado que fizemos às linhas paralelas é o começo do desenho das placas. Agora temos que marcar perfeitamente as linhas. Existem varias formas: uma fácil (com um lápis de grafite ir marcando as linhas, se nos passamos então apagamos com uma borracha) e outra mais complicada marcando as linhas com aerógrafo (não tentar isto até que não dominemos as técnicas de pintura com aerógrafo, pois podemos estragar o trabalho realizado).

Posteriormente envernizamos todo o aparelho, com um verniz que seja brilhante ou pelo menos acetinado. O envernizado igualará os distintos tons das cores e nos servirá como base para colocar os decalques. Os decalques estão situados sobre um filme fino, mas brilhante. Senão envernizamos em brilhante ou acetinado, veremos como os decalques ficam brilhantes sobre nossa fuselagem mate, e isto quase não tem solução. Ao envernizar-lo parecerá que os decalques estão pintados sobre a fuselagem e não colados.

Preferimos o verniz da marca MARABU. Este o misturamos com aguarrás a 50% e damos varias mãos com o aerógrafo por todo o aeromodelo.

 

 

Deixamos secar dois dias (o avião bem tapado por causa da poeira).

.

 
     

Lição anterior

 

Lição seguinte