Lição 36º

 

 

 

 

 

 

 

DIORAMA COM AVIÕES (1)

.

A maquete de um avião pode apresentar-se por si só ou bem podemos por em situação e dar-lhe vida: um diorama.

Nestas próximas lições poderemos ver vários dioramas, ou cenas, nas que nosso avião é o protagonista. Em outro de nossos cursos explicaremos como se faz um diorama.

Diorama de Focke-Wulf (Fw-190 D-9)

O Fw-190 D-9 foi um dos últimos aviões do Terceiro Reich e da Segunda Guerra Mundial. É uma bonita maquete a escala 1:32 da marca Hasegawa.

Um diorama nos conta uma história. Neste caso podemos ver um oficial do exército inglês observando a um Focker-Wulf estacionado em sua pista de aterrissagem. Esta situação se deu centenas de vezes aos finais da Segunda Guerra Mundial, a medida que os aliados iam conquistando terras alemãs.

O diorama consta de uma base de madeira, o terreno (neste caso pertence à marca Custom Dioramics a escala 1:32, ainda que podemos fazê-lo nós mesmos com massa de modelar, como já os ensinarei em outro curso), arbustos, relva e folhagem.

A relva foi realizada com musgos de que usamos para os presépios. Os arbustos os comprei em uma floricultura e as flores e a folhagem os realizei com as florezinhas que vendem para aos centros de mesa nas floriculturas. Imaginação ao poder.

É um diorama simples mais impressionante.

 

 

 

 

 

 

 

Diorama de Stuka (Junkers Ju-87 R2)

Neste caso o diorama se compõe de um avião (o Stuka) que acaba de aterrissar e que vá ser estacionado para sua manutenção e posto a ponto para uma nova missão.

Se compõe do Stuka R-2 de Hasegawa a escala 1:48, um Kettenkrad de Tamiya a escala 1:48, duas figuras desta mesma marca, bujões de gasolina, caixa de munições, relva e arbustos, a pista de aterrissagem de Custom Dioramics a escala 1:18 e uma base de madeira.

O trabalho foi realizado da mesma forma que no diorama anterior. Normalmente uma pista de aterrissagem se pinta na cor cinza, sombreando as linhas das placas e dando lavagem (ver curso de carros de combate em aulafacil.com) com óleo terra sombra tostada, muito diluídos em aguarrás. As linhas próprias das pistas de aterrissagem são pintadas em amarelo, tratando de que não sejam paralelas aos lados do quadrado que representam o terreno.

 

 

 

 

 

 

.

 

 
     

Lição anterior

 

Lição seguinte