Lição 1ª

 

 

 

 

 

 

O problema da natureza no pensamento grego-go

Precursores (pensamento oriental)

Antes de começar com o que é propriamente o História da Filosofia deve deixar claro alguns pontos sobre as suas origens remotas.

A "filosofia", como sabe, teve o seu início na Grécia por volta do século VI aC, mas é claro que se o povo grego, em seguida, começou a falar de uma certa maneira, o que dá-nos chamado de filosofia, não poderia ter espontánez maneira fato, "porque se".

Seu pensamento tinha que ter alguma fonte, deve ser baseada em algo que já existia em germe nas antigas civilizações (que chamamos pré-filosófica): Egito, Mesopotâmia, Índia, China, ETC.

Nas civilizações grega existia antes, é claro, um tipo de pensamento-up, não propriamente 'filosóficas', mas que permitiu que os homens para a frente, al-Canzo níveis elevados em arte, arquitetura e outros eventos culturais.

Por exemplo, sabe-se que na antiga Mesopotâmia muito avançado o conhecimento da astronomia. Os caldeus tinham um calendário dos mais perfeitos, e isso só poderia ficar a conhecer a posição das estrelas de fundo no fir-mamento em cada temporada.

No Egito, por outro lado, a geometria extremamente avançada. Esta é atestada às pirâmides e outros monumentos arquitetônicos que são preservados, cuja construção exige uma série de cálculos muito complicado matematicamente.

Poderíamos ampliar muito mais o número de exemplos, mas agora tudo o que queremos é o pensamento daqueles civilizações antigas.

E assim, se pedirmos, por exemplo, o que estava perseguindo os caldeus da Mesopotâmia, com suas pesquisas sobre astronomia, concluímos que a única coisa que eles queriam era de prever o futuro das estrelas, ou seja, , prepare o horóscopo.

Para os egípcios, à mão Motro, o principal problema era conseguir alimentos.

Que levantou são complicados, dado que o país não era nada, mas o que resta agora: um deserto atravessado por um rio, o Nilo é, os egípcios precisavam de seu grande conhecimento de geometria mais do que qualquer poderconstruir canais que irrigam os campos, um simples problema de agrimensura.

Como podemos ver, a finalidade da pesquisa em astronomia e geometria, respectivamente, caldeus e egípcios tinham um caráter eminentemente prático.

Essas pessoas, portanto, não surgiu em todos os des-conhecimento do ponto de vista abstrato, muito menos, como veremos que sim, eles fizeram os gregos não tinham a intenção que é comumente chamado "conhecimento pelo conhecimento" .

Houve, no entanto, uma coisa que outras civilizações antigas que o raciocínio no plano abstrato, e que seria então o que seria, como veremos, o pensamento filosófico: a especulação religiosa.

Somente com a religião poderia, portanto, as nações do Leste buscam explicação para essas questões tornou-se então "filosófica" e não obteve resposta imediata através da prática e da experiência direta.


Vamos, portanto, olhar para o resumo constante pode ser encontrado em todas as religiões de todos os povos, antigos e modernos. São as seguintes:

* Idéia de unidade universal
* COSMOGONIA: A origem do mundo como sobre o caos e trevas, para que as várias religiões explicadas por diferentes lendas, refere os três pontos principais:

- Poder intrínseco do princípio caótico mesmo original ("... e houve luz ")
- Intervenção de uma mente sobre a matéria ("... e Deus disse ")
 

Oposição luta pelo poder "caos" e "ordem":

DARKNESS LIGHT-
MORTE VIDA
Ódio-amor
e assim por diante.

* Conexão e simpatia universal
 

* Necessidade ou lei que rege tudo (SAL UNIVER retornocíclico: "Ano Cósmico Grande")

- Dualismo entre a alma mortal e imortal.