Lição 1ª

 

 

 

 

 

 

A maioria das pessoas na sua busca de emprego em algum momento de suas vidas. E cada pessoa age, sente e pensa de forma diferente para o desafio de encontrar trabalho. Neste processo há, conotações sociais, familiares e econômicos emocionais.

O desemprego é , sem dúvida, uma das situações que podem causar -nos mais dificuldades. No trabalho que temos excluídos em diferentes graus de mundo produtivo e de consumo. Diminuir a nossa capacidade de satisfazer as necessidades sociais. É uma forma de exclusão social. Além disso, um declínio no bem-estar psicológico da pessoa, o desemprego prolongado pode nos fazer sentir menos seguros de nós mesmos, mais vulneráveis, mais hostil pode levar ao isolamento e, portanto, desenvolver cada vez mais nossas capacidades.

No entanto, o medo que todos nós temos que estar desempregado não pode fazer-nos perder a perspectiva e tornar-se paralisado. Este curso tem dois objetivos principais:

• Motivá-lo para as pessoas que procuram emprego . Você obterá melhores resultados se manter durante todo o processo de uma atitude positiva e constante movimento. Conseguir um emprego não é uma quimera, que é algo que está dentro das possibilidades de cada um. É ser ativo, sistemático, planejador, e inflexível.

• Ajudá-lo na tomada de decisões que implica a procura de emprego constante. Não há um caminho a percorrer. Cada pessoa deve refletir sobre as alternativas possíveis, a partir do conhecimento sobre si mesmo e suas circunstâncias. Você deve marcaros seu objetivo de carreira eo caminho que vai levar você para alcançá-lo.

O uso do terceiro milênio.

O atual cenário econômico e, portanto, o mercado de trabalho mudou e vai continuar. Algumas dessas mudanças são:

• Aumento da força de trabalho , ou seja, o número de pessoas que tenham a idade legal para trabalhar, as condições e disposição para fazer um trabalho. Exemplos incluem a incorporação das mulheres mais e mais setores do mercado de trabalho.

• Surgimento de avanços tecnológicos que criaram novas profissões e novas formas de organização do trabalho. Os candidatos a emprego devem se adaptar a essas mudanças, que refletem as necessidades das empresas .

• Internacionalização dos mercados, isto significa uma economia mais aberta, com o movimento dos trabalhadores e capital.

• A integração na União Europeia e no mercado único tem levado ao aumento da concorrência entre as pessoas, e para circular livremente pessoas, bens e serviços.

Como resultado destas mudanças , nós falamos sobre o emprego nas sociedades industriais para discutir o uso da sociedade da informação . Esse turbilhão em que estamos imersos leva a um uso diferente do que as gerações anteriores. No trabalho atual:

• Aparecem diferentes tarefas e ocupações diferentes , mesmo dentro da mesma empresa e mesmo trabalho. Temos, portanto, um currículo flexível e versátil. A carreira não é mais exclusivo e constante.

• Participação dos trabalhadores na cultura da empresa é estimulado, o que implica o desenvolvimento de competências e novas capacidades, tais como a adaptação às mudanças, responsabilidade, aprendizagem, inovação, negociação, trabalho em equipe e tomada de decisão.

• O treinamento básico inicial é importante, mas não definido na maioria dos casos o tipo de ocupação. Há uma crescente interdependência entre as diferentes disciplinas acadêmicas. Hoje em dia os futuros trabalhadores são convidados a ser competente na resolução de problemas, independentemente da sua educação.