Lição 15ª

 

 

 

 

 

   

Dependendo da extensão e tipo de escrita, podemos distinguir entre o currículo clássico eo americano. Clássico é extensa, uma vez que as atividades são descritas caminho. É que geralmente pedem para a administração pública, uma vez que o objetivo é dar-nos tudo o placar feito. O norte-americano é caracterizado pela brevidade com que a informação é publicada, em 1 ou 2 páginas no máximo. É exigida pela iniciativa privada, e com o qual estamos mais familiarizados. É neste onde vamos concentrar .

De acordo com a forma de agrupar dados, podemos falar de resumo cronológico e funcional.

Currículo cronológico: o critério para ordenar o itinerário é temporário, fazendo uma visão rápida e ordenada do que é permitido. Sua desvantagem é que é difícil para camuflar os períodos em que esteve inativo. Podemos usar a ordem direta (indo do mais antigo para o mais novo) quando temos um curto espaço de trabalho ou nos interessa refletir experiência de mudança que temos seguido. O inverso ( indo da mais atual para a mais antiga ), é mais interessante quando a experiência de trabalho é muito longa, ou quando o último trabalho realizado é muito semelhante ao que nós escolhemos.

Currículo Funcional: tentar destacar as habilidades e objetivos alcançados na carreira. As informações são classificadas por áreas profissionais. As vantagens são que ele permite destacar os sucessos, e esconde lacunas ou pouca experiência de trabalho. As desvantagens surgem quando apresentam áreas com pouca relação entre si; uma maior compreensão e leitura são mais lentos, não pode dar ao luxo de ser tão esquemática como o resumo cronológico.

Não há resumo perfeito, e nunca pode ser garantido para ser bem sucedido com o gosto do empregador. A experiência parece dizer que o ideal é fazer um currículo misto, que aparecem em seqüência cronológica, mas em que as principais competências adquiridas ao longo da nossa rota também são especificados.