Lição 2ª

 

 

 

 

 

 

   

Fatores de empregabilidade. Por que algumas pessoas conseguem emprego antes de outros?

Duas pessoas podem ter um treinamento similar e experiência de trabalho e ter resultados muito diferentes quando confrontados com a procura de emprego. Isso ocorre porque existem muitos outros fatores que influenciam a realização de um trabalho.

Esses fatores são chamados fatores de empregabilidade. Conhecer esses fatores e refletir sobre eles irão ajudá- lo a esclarecer a sua posição. Podemos classificar os fatores de empregabilidade da seguinte forma:

Os fatores psicossociais.

• A importância que atribuímos ao emprego : encontrar emprego mais facilmente aqueles que dão um valor central na sua escala de prioridades, porque consideram o emprego como uma forma de socialização, independência econômica, de organizar a vida ...

• Atribuição fazemos das causas do desemprego : fornecer-nos o sucesso em nosso objetivo de reconhecer as atribuições internas na situação de desemprego (alta de organização, falta de experiência, pouco conhecimento do mercado de trabalho da área em que deseja pesquisar , etc.) nem toda a culpa dos desempregados que temos o governo, ou fichas, ou má sorte!

• Pessoal e Profissional Auto-Avaliação: devemos aprender a nos valorizar como pessoas e profissionai . Vamos estar mais perto de emprego na medida em que acreditamos que são válidos para executar o trabalho.

• Habilidades para a procura de emprego: há muitas habilidades específicas que otimizam as nossas chances, como preparar um currículo bem , escrever cartas, aprender a dirigir corretamente entrevistas de seleção. E muitos outros que veremos ao longo do curso.

• Acesso ao emprego: quem colocou menos exigências para um trabalho, são mais propensos a encontrar um. As condições de trabalho referem-se a aspectos como salário , localização geográfica, hora, tipo de contrato, etc .

• Estilo de vida busca trabalho: a experiência tem demonstrado que as pessoas a encontrar emprego antes que eles são ativos durante o tempo de busca. Melhor ainda se você reservar um tempo para se envolver em atividades úteis para outros, ou não diretamente as atividades de procura de emprego.

Fatores pessoais:

• Idade: sem dúvida, a idade do candidato é um fator que a maioria das empresas tem em mente.

Sexo e do papel que desempenha na família: a nossa inserção no mercado de trabalho vai ser modulada pelas implicações familiares do mesmo, o que é que querem passar algum tempo com os nossos filhos? E o nosso parceiro? Nós temos que cuidar de um paciente?

Formação acadêmica e uma maior especialização: já disse que a formação acadêmica não é completamente determinada nos tempos de ocupação subseqüente.

•Pré- profissional e experiência profissional, bem como o tempo que está desempregado: a experiência determina o que as nossas atitudes, habilidades e conhecimentos são. Determinar esses conceitos em detalhe mais tarde.

Habilidades pessoais: é mostrada a maioria dos empregos são obtidos através de contatos pessoais, podemos fornecer-lhes informações sobre o mercado de trabalho e às vezes até mesmo a possibilidade de contato direto com qualquer oferta de emprego. Pessoas com habilidades mais pessoais e sociais têm mais contatos e ser de melhor qualidade.

•Iinformações que temos sobre o mercado de trabalho: na medida em que temos expectativas corretas sobre a situação do mercado de trabalho na área geográfica de interesse, as nossas decisões serão mais precisos e, portanto, maior as chances de sucesso.