Lição 29

 


 

 

 

 

 

 

 

MEDIÇÃO DE AUDIÊNCIAS

.

Existem diversos métodos para calcular o número de pessoas que vêem um anúncio. Ademais do número de pessoas que vêem um anúncio nos interessam certas características pessoais da audiência como, por exemplo, a idade, sexo e capacidade econômica.

As audiências dos jornais e revistas podem-se saber consultando a diversos sistemas. Na Espanha a Oficina de Justificação da Difusão é um sistema que mediante alguns auditores que vão nas empresas e se informam das tiragens dos jornais. Tal como afirma a própria OJD “É uma organização cujo objetivo é obter e facilitar informação útil e pontual a difusão e distribuição das publicações periódicas para uso do anunciante, agências de publicidades, editores e demais pessoas ou interessados”.

A Oficina informa da tiragem e difusão dos jornais e revistas. Este sistema “estabelecem alguns procedimentos de verificação que partindo da declaração por parte do editor das mensagens de difusão obtidas em um período de tempo, realizando as validações das informações”. Devemos esclarecer os conceitos:

 

AS AUDIÊNCIAS DE IMPRENSA

Existem distintos organismos que fazem auditoria ou pesquisam a audiência dos jornais e revistas. Por exemplo, na Espanha OJD.

Tiragem. Tiragem é o número de exemplares que são impressos. Mas, não todos os jornais que são impressos são vendidos. Uma parte importante dos jornais ou revistas são devolvidos sem venda.

Difusão. Um dado mais interessante que a tiragem é a difusão real. Quer dizer, o número de revistas ou jornais que realmente foram vendidos. Por exemplo, se são impressos 100.000 exemplares de uma revista, mas só são vendidas 80.000, a tiragem seria de 100.000, mas a difusão seria de 80.000.

Leitores. O número de leitores pode ser várias vezes o de revistas ou jornais vendidos. Por exemplo, a revista que tem um salão de beleza pode ser lido por várias de pessoas enquanto esperam. O jornal que compra uma família pode ser lido pelos vários membros desta.

O número de espectadores ou de leitores de jornais ou revistas podemos obtê-los, por exemplo, da organização AIMC que publica o Estudo Geral de Meios.

 

AS AUDIÊNCIAS DE TELEVISÃO

As audiências da televisão as podemos saber mediante a vários procedimentos. Um primeiro procedimento é mediante a pesquisa nas que perguntamos aos consumidores que programas têm visto nos dias anteriores. Este é, por exemplo, o sistema que utiliza a Associação para o Estudo de Meios que edita o Estudo Geral de Meios.

As audiências de televisão podem conhecer com maior exatidão mediante aos sistemas de painel de consumidores como é utilizado pro Sofres.

O sistema de medição de audiência tem alguns elementos fundamentais:

Obter uma amostra. Trata-se de localizar e convencer a um conjunto de lares para que cooperem com o sistema. Para um país de certo tamanho de 3000 ou 4000 famílias. Para conseguir que as famílias cooperem lhe damos certos presentes ou dinheiro por participação.

A amostra dever ser representativa. Quer dizer, se na população total de um país os que vivem na capital são 20%, em nossa amostra os da capital serão também uns 20%. Se no país 30% são jovens, entre as pessoas que proporcionam a informação 30% serão jovens. O mesmo para a renda e outras variáveis fundamentais.

Realizamos uma pesquisa para obter os dados demográficos das famílias que participam em nossa amostra. Dados como idade, sexo, nível de renda, número de filhos, profissão, equipamentos do lar e outros dados sociais e de consumo.

Coloca-se um aparelho conectado na televisão e ao telefone. O equipamento é um pequeno computador que sabe quando a televisão esta ligada, a que horas e em cada minuto que programa de televisão esta se vendo nesse equipamento.

Cada pessoa da família tem um numero assimilado. Deve apertar o botão correspondente para que o aparelho saiba se o menino, a sogra, a mãe, o cachorro ou ninguém esta vendo televisão. Como as pessoas que participam tendem a não apertar seu número se esta desenvolvendo um sistema automático para reconhecer os rostos de cada integrante da família.

O aparelho envia automaticamente a informação, ao computador central da empresa de pesquisa, sobre o consumo de televisão das distintas pessoas desta família.

O computador central acumula a informação procedente de todos os lares, filtrando algumas que tem certos erros e ordena os dados.

As empresas de pesquisa analisam os dados facilitados pelo sistema. Estes dados são os que decidem a sorte dos programas de televisão. As cadeias comerciais de televisão decidem que programa eliminar, que parte dos programas existentes podem potenciar e que parte reduzir em função dos dados de audiência. As agências de publicidade utilizam estes dados para decidir em que cadeia de televisão colocar os anúncios de um produto e a que horas.

Por exemplo, se temos um produto de alimentação que desejamos vender a jovens urbanos, o programa de computador que gerencia os dados obtidos com este sistema nos dirá que canal de televisão e a que horas devemos pôr os anúncios para que sejam vistos pela parte desta população.

 

AS AUDIÊNCIAS DE INTERNET

Existe uma serie de empresas que pesquisam as audiências das páginas de internet. A mesma OJD faz auditoria de parte das páginas Espanholas mais importantes. Empresas internacionais de análises de audiência de internet são, por exemplo, Media Metrix e Nielsen.