Lição 1: Introdução à Qualidade Total 

 

 

 

 

 

 

O seguinte trabalho "A Gestão da Qualidade Total" é apresentado no curso "Gestão da Qualidade", que se insere no programa de doutorado: Direçao de empresas, Estratégia e Recursos Humanos biênio 2000-2002 da Universidade de Cádis.

Este trabalho é justificado pela necessidade de dar uma visão genérica e abrangente das várias técnicas de gestão da qualidade que afetam ou envolvem toda a organização e que são orientadas para o cliente.

Nós visamos, sem sermos exaustivos, convencer da necessidade, em um entorno competitivo e globalizado, onde as novas tecnologias da informação, e os processos de integração econômicos, permitem a inter-relação das empresas e organizações em nível mundial, de adotar a Gestão da Qualidade Total, não somente como uma técnica de gestão empresarial, mas como uma parte fundamental em longo prazo da direção estratégica da empresa.

Para este fim temos estruturado o curso em cinco seções:

•  Introdução à gestão da qualidade total , onde definimos e justificamos a gestão da qualidade total, além de analisar os benefícios da sua aplicação nas organizações.

•  Estratégia e Planejamento da qualidade , onde visamos analisar que a estratégia nos leva a adotar a gestão da qualidade total como parte de ela mesma em longo prazo, evidenciando-se em planos e programas de qualidade que devem ser mensuráveis e assumiveis. Obviamente, isto dependerá da nossa estratégia corporativa e da nossa estratégia de negócios, da escolha do tipo de organização que queremos ter. Trata-se de onde estamos e até onde queremos chegar, e como podemos fazê-lo, revendo conceitos como um jeito continuo de melhorar, e de benchmarking .

•  A organização da qualidade . Nesta seção explicaremos que a Gestão da Qualidade Total se introduz na estrutura organizacional da empresa, nos seus processos, e na concepção das suas funções e produtos do ponto de vista pró-ativo.

• A qualidade vem da equipe de funcionários. Isto se justifica plenamente, pois será a política dos recursos humanos da organização: o desenho e liderança da direção, a gerência média e os trabalhadores, os que adotarão ou não a qualidade como missão básica que deverá orientar todas as suas ações.

• O controle de qualidade , onde veremos as diferentes técnicas de controle qualitativas e quantitativas do controle da qualidade, e sua retroalimentação como parte fundamental de um sistema de melhoria contínua.

Terminando com um resumo e conclusões.

Cada seção inclui exemplos, pois acreditamos que através deles poderemos comunicar mais rapidamente o que queremos, e mostrarão como as empresas têm triunfado ao adoptarem a Gestão da Qualidade Total, ou por que têm falhado em suas tentativas.

Neste trabalho usamos indistintamente CGT ou TQM para referirmos a Gestão da Qualidade Total, bem como os termos em Inglês ou outro idioma, sem tradução, por eles serem suficientemente conhecidos, e uma adaptação ao português poderia reduzir ou ampliar o seu significado.