Lição 20 : Liderança

 

 

 

 

 

   

Liderança.

James (1997) define a liderança como uma tentativa de influenciar as atividades de seguidores, através de um processo de comunicação, para alcançar algum objetivo ou meta. O líder fornece o ambiente mais adequado, no qual os membros se sentem mais confortáveis, para melhorar o desempenho e atingir os objectivos específicos do grupo. A liderança de qualidade baseada em uma extensão dos princípios de qualidade oferece um meio flexível para resolver as complexas questões do TQM. Basicamente as organizações orientadas à qualidade são organizações em aprendizagem, e a direção deve cultivar uma cultura de liderança desde a alta administração até todos os níveis da organização onde são promovidas medidas para incentivar a liderança baseada em equipes.

A teoria situacional da liderança de Hersey e Blanchard (1978). Centra-se mais nos seguidores do que nos dirigentes. Afirma que a liderança deve estar sujeita à maturidade dos seguidores (grau de responsabilidade que os seguidores têm em suas próprias ações através dos elementos de motivação, conhecimentos e competências relacionadas com o trabalho).

Seu modelo mostra quatro estilos de liderança:

Falar - o controle é do líder e éste dita o que, onde, e como (alta orientação nas tarefas - baixa interação das pessoas).

Vender - o arranjo de um comportamento de tipo diretivo e ao mesmo tempo de apoio às pessoas para realizar o seu trabalho (alta orientação às pessoas - alta interação das pessoas).

Participar- é partilhada a tomada de decisões e as informações relacionadas ao trabalho, o líder facilita e conduz, em vez de dirigir (baixa orientação das tarefas - alta interação das pessoas).

Delegar – Os subordinados não necessitam a orientação e o apoio do líder. (baixa orientação das tarefas - baixa interação das pessoas).

Auto-liderança.

A aplicação de técnicas de TQM reduz os níveis de hierarquia de uma organização. Como conseqüência, isto contribui ao aumento dos níveis mais baixos de responsabilidade. Em uma organização orientada à qualidade, isto significa que os indivíduos ou grupos têm maiores papéis de liderança, tanto para eles como para as pessoas com quem eles trabalham. Em alguns casos, implica a implementação completa da liderança por grupos, em vez de indivíduos que lideram um grupo. A auto-liderança envolve que as ações e atividades estão desenhadas para dar às pessoas as habilidades, educação, comprometimento, conhecimento e motivação para que eles realizem as suas próprias tarefas relacionadas com o trabalho, e para saber o que eles precisam consultar e coordenar em relação ao esforço do grupo para orientar seus objetivos.

A auto-liderança é uma filosofia e uma técnica de gestão que leva a um desempenho mais elevado dos indivíduos, dos grupos e da organização.