Lição 22 : Controle da Qualidade, a melhoria contínua

 

 

 

 

 

   

Controle da Qualidade – A melhoria contínua

Tendo seguido os padrões descritos acima, a empresa é apenas a um passo de ter um sistema completo de qualidade total. Foram definidas as estratégias a seguir, reestruturada a organização e seus processos, e sabemos como liderar, motivar e capacitar todo o pessoal para alcançar os objectivos de qualidade. Agora tudo o que resta é o controle do sistema implementado, ver se ele funciona bem e estabelecer um processo de feedback para corrigir as variáveis do sistema e obter a melhoria contínua.

James define que em um sistema de controle de qualidade é necessário diferenciar entre os três elementos constitutivos (James 1997):

• um padrão para alcançar

• várias medidas para avaliar a implementação

• um processo de comparar os resultados reais vs planejados

 

A importância da documentação: Manuais de qualidade

A organização de normas internacionais ISO estabelece que um manual de qualidade deve conter a política de qualidade e descrição do sistema de qualidade da empresa para uso interno (ISO 1999). O manual da qualidade torna-se assim o documento central do sistema de qualidade e, assim, desempenha um papel central no processo de certificação. Também tem importância pelo fato de que estes manuais, ao serem a forma escritado do sistema de qualidade, abrangem todos os pontos descritos nos capítulos anteriores.

Portanto, para o processo de controle de qualidade estão aqui todas as informações necessárias para controlar eficientemente se um processo ou um semi-produto ou um produto atinje o padrão definido no manual, como medi-lo e o que fazer em caso de variações. Os próximos quatro capítulos abordam estas questões.