Lição 29: Resumo e Conclusão

 

 

 

 

 

   

Referindo-se ao acima descrito, pode-se concluir que a introdução de um sistema de qualidade total envolve grandes esforços para a empresa. Mas esses são recompensados por mensuráveis benefícios econômicos, não apenas 4% de redução nos custos de qualidade, mas também a redução dos custos através da otimização de processos e da estrutura organizacional. Os empregados são mais motivados e trabalham de forma mais consciente, vivendo dia a dia o conceito de qualidade.

Tudo isso leva à lealdade do cliente e à obtenção de novos clientes. Dessa maneira é garantida a sobrevivência sustentada a longo prazo da empresa.

Como mencionado na seção 3, as empresas podem fazer uso do TQM para ganhar uma vantagem competitiva no longo prazo, mas isso só é eficaz se for acompanhado por planos e técnicas de melhoria contínua como o benchmarking, e se for assimilado na estratégia global da empresa, estabelecendo o em sua missão. Do contrário, seria facilmente imitado e desapareceria esta vantagem competitiva no curto prazo.

 

 

Ampliando a Grant (1995), será preciso determinar: Quem somos? Quem são nossos clientes? Que estrutura, recursos e capacidades possuímos? Quem são nossos concorrentes? Aonde queremos chegar? E como vamos fazer para atingi-lo?

Chaves para a Gestão da Qualidade Total

Na iustração anterior ver os lemas que podemos extrair deste trabalho e como eles podem nos ajudar a responder essas perguntas.