Lição 6: Motivação dos funcionários. ISO 9000.

 

 

 

 

 

   

O aumento da motivação e satisfação dos funcionários

A introdução de um sistema de qualidade traz em si uma maior participação dos trabalhadores de uma empresa, sendo eles os motores de transformação e de preocupação com a qualidade. Ao se envolverem todos no seu trabalho diário, viverem com o conceito de qualidade, eles percebem que realmente as suas contribuições são tomadas em consideração e que os seus dirigentes se preocupam pela capacitação deles para que possam trabalhar bem. Isto implica que todos os trabalhadores sentem-se mais integrados e motivados pelo seu trabalho, condição necessária para aperfeiçoar todos os processos de produção, alcançando assim um alto nível de satisfação e otimização. (Dickhout, Denham, Blackwell, 1995).

Resultado secundário da introdução de um sistema de qualidade total: a certificação segundo ISO 9000

A implementação de um sistema de qualidade total em uma empresa não está necessariamente ligada a um processo de certificação ISO 9000; ou seja, uma empresa não-certificada é plenamente capaz de usar um sistema de qualidade total. Obviamente uma empresa certificada tem um sistema de qualidade. Ao planear a introdução desse sistema, manuais e consultores/auditores de qualidade das empresas especializadas são uma ajuda, um caminho a seguir para alcançar a excelência. (Packard, 1995).


Um sistema de qualidade certificado não deve ser o objetivo final de uma empresa, mas deve ser considerado como uma indicação de que se está na direção certa. Diretivos que com a certificação somente desejam somente obter o certificado em formulário de papel ainda não compreenderam o significado deste conceito. Maltratam este investimento e perdem uma grande chance. Esta intenção será percebida primeiramente pelos clientes que não estão satisfeitos, como deveria ser, e em seguida, pelo auditor que apresentou o certificado em sua próxima revisão, privando à empresa de seu privilégio de certificação. É melhor considerar a certificação como um produto residual da introdução de um sistema de qualidade total (Seiling 1994).