Lição 8: Estratégia e Planejamento da Qualidade

 

 

 

 

 

   

Estratégia e planejamento da qualidade


Temos visto os benefícios que o TQM pode ter na empresa e no ambiente global da empresa, um ambiente competitivo e dinâmico, um ambiente de mudança onde apenas sobrevive aquele que melhor se adaptar, aquele que estiver orientado para o cliente e as mudanças tecnológicas. As empresas podem fazer uso do TQM para ganhar uma vantagem competitiva a longo prazo, mas isso só é eficaz se for acompanhado por planos e técnicas de melhoria contínua como o benchmarking, e se for assimilado na estratégia global da empresa, fixando-o em sua missão. Do contrário seria facilmente imitado e desapareceria esta vantagem competitiva a curto prazo.

Ampliando Grant (1995), devemos determinar: Quem somos? Quem são nossos clientes? Que estrutura, recursos e capacidades temos? Quem são nossos concorrentes? Aonde queremos chegar? Como vamos fazê-lo?

Estratégia corporativa, estratégia de negócios e TQM

 

 

Estratégias genéricas

Para a implementação de um TQM é preciso determinar se a nossa organização está ativa em vários setores, se temos diferentes negócios, pois ela afetará a identificação de nossos clientes. O TQM normalmente deverá estar presente nas diferentes estratégias empresariais dos sectores em que estamos. Mas, evidentemente, a missão de qualidade, como satisfação do cliente, pode estar presente na missão da organização, e na estratégia corporativa em decisões de outsourcing, aquisições ou alianças estratégicas com a orientação à qualidade total. Mas para atingir a gestão óptima, deve ser desenvolvida de forma independente por cada empresa.