Lição 4: PAPEL

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

O papel se inventou na China, se fabricava com farrapos. Foi introduzido na Europa pelos árabes, quem tinham aprendido a técnica dos chineses.

Também em Egito existia o papiro. Este se fazia prensando a flor do papiro. Posteriormente o substituíram pela casca da banana, mais econômica.

Em nossos dias a maior parte do papel provém da madeira.

Se nos centramos no curso, existem diferentes tipos de papel:

- Rugosos ou lisos. Dentro dos rugosos temos muitos tipos de texturas. Dependendo do material com o que desenhamos lápis ou carvão, usaremos um ou outro; se desenhamos com carvão precisaremos papel rugoso e se desenhamos com lápis precisaremos de papel liso.

- Encadernado ou solto. Podemos comprar o papel encadernado ou solto. O encadernado costumamos a utilizar para esboços, é preferível que não seja muito grande.

- De diferentes cores. Existe branco ou de cores variadas.

-De distintos formatos. O mais usado é o DIN-A4.

gç

Para que você possa praticar por enquanto que esta aprendendo e também não ter que gastar muito com um bom papel para depois ter que jogar-lo, as praticas e os esboços podem fazer com papel de embrulho, ou os que se usa para envolver frutas, carne, etc. Tem duas caras, uma com brilho e outra mate: use o mate. O vendem por metros e o cortamos do tamanho que queiramos.