Lição 12ª

 


 

 

 

.

12-a) AUTO-APRESENTAÇÃO

.

É uma dinâmica simples com a que os membros do grupo conhecerão os nomes de seus companheiros. Pode-se realizar num espaço fechado ou aberto, e ajudará a que o grupo possa superar os primeiros momentos de nervosismo pelo fato de não conhecer ao resto de companheiros. É muito importante o papel do coordenador para dar dinamismo à atividade, fomentando a participação dos membros. É aplicável a grupos que têm seu primeiro contato.

OBJETIVOS. Que os membros do grupo conheçam os nomes de seus companheiros.

MATERIAIS NECESSÁRIOS. Quadro para escrever, giz, marcadores (em função do quadro) e cadeiras, tantas como membros do grupo.

IDADE. Qualquer.

DESENVOLVIMENTO. Os membros do grupo, sentados em semicírculo, se levantarão até o quadro, onde escreverão seu nome. Após disto, comentarão aspetos diversos de sua vida, como a idade, lugar de nascimento, hobbies, etc. Embora tivesse se apresentado anteriormente, o coordenador será o primeiro em realizar a atividade, marcando a pauta do que irá dizendo cada membro do grupo. Seria conveniente seguir a ordem no que os membros estejam sentados, pois a timidez poderia eternizar a atividade se a ordem fosse voluntária.

VARIANTES. Não é necessário o quadro e também levantar-se, senão se pode realizar uma roda estando o grupo sentado em círculo. Também pode fazer-se de pé, o que lhe da certa intensidade ao exercício.

OUTRAS CONSIDERAÇÕES. É uma atividade recomendada para grupos que não sejam excessivamente grandes (não mais de 15 pessoas), pois em grupos grandes pode resultar muito chato.

.

12-b) VOCÊ GOSTA DE SEUS VIZINHOS?

.

É um jogo clássico e bem conhecido entre os animadores de grupos de curta idade. É bem interessante para crianças que têm seu primeiro contato, e a pesar de ser muito simples lhes resulta bem engraçado. Não precisa de muito tempo.

OBJETIVOS. Que os membros do grupo conheçam os nomes de seus companheiros.

MATERIAIS NECESSÁRIOS. Cadeiras. O número necessário é um menos que o total de membros do grupo.

IDADE. Até 10 anos.

DESENVOLVIMENTO. Os componentes do grupo se sentam em círculo nas cadeiras; todos menos um que vai ficar de pé no centro. O que fica no centro, que seria bom que inicialmente fosse o coordenador para explicar a dinâmica do jogo, se dirigirá a cada um dos membros perguntando-lhes: “Como é que se chama seu vizinho? Você gosta de seus vizinhos?”. A pessoa a quem faz a pergunta, terá que responder o nome dos que estão sentados de seu lado, de forma que se não responde corretamente passará a ocupar o lugar do centro. Em caso de responder corretamente (“meus vizinhos se chamam Isac e Filipi”, por exemplo) continuará dizendo: “sim, eu gosto de meus vizinhos, mas também gostaria que fossem Neide e Rosilda” (fazendo referência a outros dois membros do grupo). Neste momento, Neide e Rosilda deverão ocupar os lugares de Isac e Filipi, e também a pessoa que está no centro tratará de se situar como vizinho de que tem respondido, pelo que Neide ou Rosilda ficarão sem lugar e ocuparão o lugar do centro.

A pessoa que fique no centro, bem porque não tenha acertado com o nome de seus vizinhos ou bem porque ficou sem lugar, se dirigirá a outro membro do grupo fazendo-lhe as mesmas perguntas (“Como é que se chama seu vizinho? Você gosta de seus vizinhos?”), continuando assim a dinâmica do jogo.

VARIANTES. Uma vez que a criança responde e acerta com seus vizinhos, em lugar de dizer “sim, eu gosto de meus vizinhos, mas também gostaria que fossem Neide e Rosilda”, poderia dizer: “sim, eu gosto de meus vizinhos, mas quero conhecer a mais vizinhos”, momento no que todos os membros do grupo deveriam mudar de lugar, ficando no centro a pessoa que não tenha encontrado uma cadeira livre.

.

 

.