Lição 2ª

 


 

 

 

 

 

 

 

.

2- CARACTERÍSTICAS DO GRUPO. OBJETIVOS COMUNS

.

“ Individualmente devemos dar 1000%, e coletivamente 100%”

Joaquín Caparrós,

Espanhol, treinador de futebol.

É fundamental que o GRUPO tenha uma série de objetivos concretos, como por exemplo, a causa da constituição do mesmo. Os membros devem ser solidários com o objetivo, antepondo o grupo antes que os interesses pessoais, aspecto primordial para o bom funcionamento do GRUPO, pois restará tensões e conflitos, levando a coesão de cada uma das pessoas que o compõem.

A constituição de objetivos grupais implica a motivação do GRUPO para obter os logros dos mesmos. Ainda mais poderiam implicar-se os membros na consecução de objetivos grupais, se contam com seus próprios objetivos individuais dentro do GRUPO, se bem que estes objetivos individuais terão que estar em consonância com os do GRUPO.

Seja desde o ponto de vista grupal como individual, a persecução de objetivos gerais aporta ao GRUPO, como já temos comentado antes, motivação, assim como outras características que lhes aportam coesão, solidariedade entre os membros, uma produtividade maior e satisfação para todos os companheiros.

Os objetivos devem ser claros, mas também realistas. Além disso, sua consecução deve implicar a todos e cada um dos membros do grupo além de aportar valor para o GRUPO. E, para finalizar, os objetivos têm que ser conseqüentes com o entorno no que se integra o GRUPO, de maneira que não podemos pedir a um GRUPO que se forma numa associação juvenil que tenha os mesmos objetivos que o GRUPO que se forma na escola.

.

.