Lição 3ª

 


 

 

 

 

 

 

.

3- CARACTERÍSTICAS DO GRUPO. UNIÃO

.

A coesão do GRUPO é imprescindível para que seu funcionamento seja o adequado, e neste sentido é fundamental o papel do coordenador do mesmo, pois entre outras coisas, deve se antecipar aos comportamentos dos membros assim como compreender as circunstâncias nas que acontecem os mesmos. Não é o mesmo o comportamento de irritabilidade de rapazes de 16 anos que o conflito com outros de 23, nos que se supõe uma madureza maior, assim como devemos distinguir se isto acontece numa aula ou entre os membros de uma associação, porém tudo isto resta união ao GRUPO, qualquer que sejam seus condicionantes.

Neste caso são muito importantes os objetivos, que promovam o trabalho em equipe entre os companheiros. A consecução de objetivos aporta satisfações ao grupo (e também de forma individual) que o fazem mais forte. Poderíamos dizer que lhe concedem um prestigio e uma crença em si mesmos.

Desta maneira se acrescenta o sentimento de pertencia ao GRUPO, pois os membros têm sido capazes de estabelecer uma série de relações de cooperação, de solidariedade com o companheiro, de êxito nas atividades propostas. Este sentimento de pertencia varia em função do que tanto estejam integrados cada um dos membros no GRUPO.

.

.