Lição 5ª

 


 

 

 

 

 

 

 

 

.

5- CARACTERÍSTICAS DO GRUPO. INTEGRAÇÃO DO COORDENADOR

.

Talvez resulte obvio é desnecessário, mas é algo imprescindível. O coordenador deve colocar-se à altura dos membros do GRUPO que conforma, da mesma maneira que o professor de escola joga com seus alunos de 4 e 5 anos. O coordenador utilizará sua experiência para um melhor funcionamento do GRUPO, para que os membros se vejam refletidos nele, pois ele já passou por essa experiência, quer dizer, terá sido aluno se agora é professor, terá sido usuário numa aula de atividades extra-escolares se agora é educador, ou terá sido um membro mais do GRUPO (sem a responsabilidade da coordenação) se hoje assume esse cargo.

Às vezes acontece que o coordenador não participa nas atividades, senão que deixa atuar ao resto dos membros. Isso é um grande ERRO! Deve ser igual que todos, seja nos jogos, nas atividades, numa aula, nos momentos de informalidade, etc. Desta maneira seu contato será mais próximo ao resto dos membros, o que reforçará as relações e a confiança no GRUPO, o qual quase garante o logro posterior de objetivos.

.

6- CARACTERÍSTICAS DO GRUPO. COMUNICAÇÃO

.

É um aspecto fundamental para o adequado desenvolvimento do GRUPO. Deve-se procurar em todo momento, e não somente na palavra, senão também nos gestos, no que podemos falar de comunicação não verbal. Isto favorece a relação entre os membros.

Uma comunicação adequada é uma mostra de um grupo compacto, íntegro, onde reina um bom ambiente e no que cada membro assume seu papel à perfeição. Desta maneira se facilita que os objetivos não venham impostos, senão que sejam fruto da participação de todos os membros na elaboração dos mesmos, o que aporta dose de motivação para o comprimento dos mesmos. A mesma coisa acontece no caso do estabelecimento de regras de comportamento e resolução de conflitos, quando a comunicação atua como meio para chegar a um bom fim neste sentido.

A comunicação favorece a alegria do GRUPO, o fato de sentir-se bem dentro dele, a satisfação de seus membros, sua integração, sua cooperação na realização de atividades, dinamismo, etc.

.

.