Lição 6ª

 


 

 

 

 

 

 

 

 

.

7- CARACTERÍSTICAS DO GRUPO. EMPATIA

.

É uma condição básica e inequívoca: o GRUPO o compõe pessoas, com suas virtudes e defeitos, seus erros e acertos. Não devemos ser injustos nem julgar ao companheiro. Devemos sempre dar-lhe uma oportunidade. Temos que colocar-nos em seu lugar para entendê-lo. Devemos ser tolerantes.

.

8.- RÓIS NO GRUPO

.

Dentro de um GRUPO, seja de trabalho ou família, existe uma série de róis entre os membros que o compõem. E uma pessoa pode ter mais de um rol, em função do seu entorno. Assim, por exemplo, pode ser um pai de família, professor de escola, presidente de um clube social onde se dirige quando tem um tempo livre, membro da torcida de um clube de futebol, etc.

O rol é a função que cada pessoa desempenha num GRUPO e que os demais esperam dele. É importante num GRUPO que cada membro esteja satisfeito do rol que desempenha no mesmo, assim se potenciam determinados róis segundo requeira as condições do GRUPO.

Existe uma série de róis que todo GRUPO deve ter, mas por em cima de todos, está o da liderança. O líder é o membro que exerce influência sobre o resto, é quem conduz a equipe na linguagem coloquial. E ocupa este rol pela posição que ostenta, ou bem por sua atitude, participação, compromisso, etc. Outros róis necessários em todo GRUPO são os do integrador, os do simpático (sempre preocupado em criar um bom ambiente) ou dos frios (necessários frente a situações de conflito).

.