Lição 12ª Teleobjetivos

 

 

 

 

 

   

Eles têm um ângulo de visão menor e os objetos parecem maiores. São úteis para tirar fotos a coisas que ficam longe às quais não queremos ou podemos nos aproximar fisicamente. Por exemplo, em esportes como o futebol, surf, etc. Também podemos usá-los para fazer fotos sem que as pessoas o percebam.

Estas lentes também produzem distorção da imagem e da distância. Quando fazemos uma foto com um teleobjetivo, temos a sensação de que nos aproximamos dos objetos. Outra característica destas lentes é que comprimem a cena; ou seja, que os objetos parecem que ficam mais perto um dos outros do que em verdade são.

A profundidade do campo é menor, por isso convém que, quando quisermos fazer foco seletivo (chama-se foco seletivo quando uma parte ou objeto da foto é focalizado e o resto fica desfocado). Geralmente quanto mais longa a distância focal, mais pesados e grandes são as lentes, o qual significa que vamos precisar de um trípode ou velocidades muito altas para que a foto não fique movida. Geralmente os teleobjetivos mais baratos não são muito luminosos: o diafragma mais aberto é geralmente f/4.5 a f/5.6 o f/4 a f/5.6, em dependência da distância focal da lente. (Ver capítulo 3). Os teleobjetivos com um diafragma mais aberto podem chegar a ser bastante caros.

Ej. Para 35 mm

Os teleobjetivos curtos são ótimos para fotografar retratos. Produzem um fundo desfocado e não criam distorção na imagem. Como não são muito pesados, podemos segurá-los nas mãos, não precisamos de um trípode e a imagem fica nítida.

A foto de Olivia foi tirada com uma lente 105mm com luz do dia no jardim. Essa é uma razão pela qual o fundo, o pouco que podemos ver, ficou confuso ou desfocado. A outra razão é que eu estava bem perto dela e isso acentuou o efeito de imprecisão do fundo. O melhor deste retrato é que a pessoa que olhar a foto somente vai ver a Olivia. Não há duvidas sobre o que o fotografo, eu neste caso, quis mostrar.

Os teles desde 150 mm até 300 mm são bons para fazer fotos de alguns esportes quando a ação acontece longe. São mais pesados e às vezes precisamos de um tripode.

Os super teleobjetivos são extremadamente caros e são usados principalmente para fotos de esporte e natureza.